Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Madeira com dois novos casos positivos que elevam infeções ativas para 54

17 set, 2020 - 20:04 • Lusa

As duas pessoas infetadas eram provenientes do Reino Unido e foram detetadas na operação de rastreio montada no aeroporto.

A+ / A-

Veja também:


A autoridade regional de saúde reportou esta quinta-feira dois novos casos positivos de Covid-19 na Madeira, importados do Reino Unido, registando 54 doentes ativos e um total cumulativo de 195 infetados.

“Hoje há dois novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar um total cumulativo de 195 casos confirmados de Covid-19”, informa o Instituto da Administração de Saúde da Madeira (IASaúde) no boletim epidemiológico emitido diariamente.

No mesmo documento, é referido que estes casos foram identificados na operação de rastreio montada no aeroporto da Madeira, sendo duas pessoas “com proveniência do Reino Unido”.

Existem outras “quatro novas situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde”, estando as “investigações epidemiológicas em curso”.

A autoridade regional de saúde refere que hoje a Madeira regista 54 casos ativos, sendo que 42 foram importados, identificados no rastreio efetuado no aeroporto da maior ilha, e os restantes 12 são de transmissão local.

O IASaúde salienta ainda que há mais um caso recuperado, perfazendo 141 pessoas infetadas na região que foram dadas curadas.

Sobre as 54 situações ativas, 24 pessoas estão em isolamento numa unidade hoteleira e 29 em alojamento próprio, enquanto uma outra está hospitalizada na área polivalente dedicada à Covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

“Até ao dia 17 de setembro, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 1.655 notificações de casos suspeitos de Covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram”, pode ler-se no documento.

O IASaúde adianta que até quinta-feira “16.496 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação MadeiraSafe”, estando 7.598 em vigilância ativa.

Sobre o total dos testes de despiste realizados, no laboratório do Serviço Regional de Saúde da Madeira (Sesaram) “foram processadas 100.896 amostras para teste de PCR”.

Já na operação de rastreio realizado aos viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, “há a reportar um total cumulativo de 58.192 colheitas para teste”.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 941.473 mortos e mais de 29,9 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.888 pessoas dos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.