Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gazela rara nasce no Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia

16 set, 2020 - 12:01 • Olímpia Mairos

A gazela dama é a maior de todas as gazelas e está extremamente ameaçada de extinção.

A+ / A-

O Zoo Santo Inácio acaba de anunciar o nascimento da mais rara gazela no mundo, a gazela dama. É filho da Cornalina, nasceu a 03 de setembro, após 6 meses de gestação.

“Ainda não se sabe o sexo da cria, uma vez que ainda não houve qualquer aproximação da equipa técnica de tratadores e veterinários ao bebé”, refere em comunicado o zoo, localizado em Avintes, no concelho de Vila Nova de Gaia.

Desde o seu nascimento que a observação por parte dos tratadores é “redobrada” no habitat da Savana, onde vive a família de gazelas e foram já vários os momentos registados de comportamento natural por parte da mãe da cria – “a mãe ajudou a cria a levantar-se, a cria persegue a mãe, a cria mama, a mãe esconde o bebé”, lê-se no documento enviado à Renascença.

“O nascimento de animais é sempre um momento de grande felicidade para toda a família do zoo e, especialmente, quando falamos de espécies em alto risco de extinção. Este nascimento é mais um passo dado a caminho da nossa grande missão - a conservação da natureza e das espécies ameaçadas”, afirma Teresa Guedes, diretora do Zoo Santo Inácio.

A responsável acrescenta ainda que esperam “poder aumentar o número de gazelas dama do planeta para que, em conjunto com outras instituições, possamos, um dia, devolvê-las ao local de origem, onde já existem poucos indivíduos”.

A família de Gazelas dama do Zoo Santo Inácio é composta atualmente por seis elementos.

“A Ambar, a Luise, a Cornalina e a Mirella são animais bastante sociáveis e o Kofi, o macho, é dominante, marcando o seu estatuto ao deslocar-se para uma zona afastada do resto das gazelas dama ou esfregando os seus cornos nos arbustos e árvores”, descrevem os responsáveis do jardim zoológico.

O Zoo de Santo Inácio pertence aos Programas Europeus de Preservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (EEP), que pretendem manter populações de animais geneticamente puras e saudáveis, controlar ou potenciar o número de indivíduos existentes, garantindo a diversidade genética dos animais no planeta e para que, quando necessário, possam ser reintroduzidos no seu habitat natural.

A gazela dama - Nanger dama mhorr, é a maior de todas as espécies da família das gazelas e está severamente ameaçada de extinção devido ao aumento da caça em África e à degradação do seu habitat natural para pastagem por parte dos locais.

É uma espécie considerada “criticamente ameaçada” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), uma vez que apenas existem 250 elementos adultos da espécie em todo o mundo e continua a decrescer.

É possível avistar este herbívoro nas zonas de pastagem e planície do deserto do Sahara (Chade, Mali, Níger).

A gazela dama pode medir até 1,65 metros de altura, tem umas patas muito finas e um longo pescoço e a sua pelagem é caracterizada por apresentar manchas vermelhas-acastanhadas e brancas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+