Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Diretor clínico do Sporting também está infetado

16 set, 2020 - 17:16 • José Pedro Pinto com Redação

João Pedro Araújo está assintomático e já cumpre o período de isolamento obrigatório, tal como os outros dois casos confirmados esta quarta-feira, Rúben Amorim e um jogador.

A+ / A-

O diretor clínico do Sporting, João Pedro Araújo, testou positivo à Covid-19. É o terceiro caso confirmado no clube, esta quarta-feira, depois de Rúben Amorim e de um jogador.

Segundo informação avançada pelo jornal "Record" e confirmada pela Renascença, João Pedro Araújo está assintomático e já cumpre o período de isolamento obrigatório.

São agora dois os elementos do "staff" técnico do Sporting que estão infetados com o novo coronavírus. Além do treinador e do diretor clínico, o Sporting tem oito casos de Covid-19 entre os jogadores.

Inicialmente, o Sporting tinha três jogadores infetados, um número que tem aumentado à medida que o clube realiza mais testes em todo o grupo. O número de casos positivos levou ao adiamento do jogo amigável contra o Nápoles, no domingo, em Alvalade.

O Sporting arranca a temporada oficial no sábado, a contar para a jornada inaugural da I Liga, contra o Gil Vicente, que tem também 15 elementos infetados: dez jogadores e cinco elementos do clube.

Tal como a Renascença confirmou, a nova bateria de testes no Gil Vicente não revelou qualquer novo caso de infeção e a equipa de Barcelos regressou aos treinos esta quarta-feira.

Estreia depende da evolução


Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes, afirmou, na segunda-feira, que o jogo entre o Sporting e o Gil Vicente deverá acontecer, mas depende da evolução do surto nos dois clubes.

"Os jogadores serão testados para que possam estar disponíveis para a próxima jornada. Se os plantéis estiverem aptos, partirão para jogo. Tudo depende da evolução do quadro epidemiológico, mas testando os jogadores e dando negativo, com certeza que teremos jogo", assegurou o presidente da Liga.

Os jogadores que estão disponíveis no plantel do Sporting rumaram a Lagos, no Algarve, onde a equipa vai realizar um estágio fechado para preparar o jogo contra o Gil Vicente, num sistema de "bolha". Emanuel Ferro, treinador-adjunto na prática, mas técnico principal inscrito na Liga, vai orientar a equipa.

O que diz o protocolo?


O regulamento da Liga de Clubes e o novo protocolo de retoma das competições não prevê um adiamento das partidas. No caso de existirem casos de Covid-19 serão "sempre aplicadas as leis de jogo, nomeadamente, a Lei 3 das Leis de jogo (n.º mínimo de 7 jogadores, 1 guarda redes e 1 capitão)".

A identificação de um caso de infeção de Covid-19 "não torna, por si só, obrigatório o isolamento coletivo das equipas". A determinação de isolamento de contactos, a título individual, é de estrita competência da Autoridade de Saúde territorialmente competente.

Os departamentos médicos dos clubes "devem fazer a vigilância clínica dos contatos do caso positivo, garantindo o acompanhamento clínico e o registo diário da informação, sem prejuízo da atuação da Autoridade de Saúde territorialmente competente".

O Sporting-Gil Vicente está marcado para sábado, às 18h30, no Estádio José Alvalade, com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.