Tempo
|
A+ / A-

Bispo ​D. José Ornelas recebe Medalha de Honra da Cidade de Setúbal

15 set, 2020 - 15:30 • Ângela Roque

​D. José Ornelas foi agraciado na categoria "Paz e Liberdade", juntamente com mais cinco sacerdotes. Em declarações à agência Ecclesia, o bispo fala num gesto de “boa vontade” da autarquia e da boa relação com a diocese, criada há 45 anos.

A+ / A-

O Município de Setúbal distinguiu, esta terça-feira, o bispo e cinco sacerdotes da diocese sadina com a Medalha de Honra, nas comemorações do Dia de Bocage e da Cidade.

D. José Ornelas - atual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa - considerou a decisão um gesto de “boa vontade” da autarquia, por aquilo que tem sido o relacionamento com a diocese, que está a celebrar os 45 anos da sua criação.

“Há uma marca que vem desde o primeiro bispo, D. Manuel Martins, que chegou aqui em condições muito adversas, mas que soube criar uma rede de relações, pontes de sentido, entendimento e colaboração”, afirmou à agência Ecclesia, considerando que essa marca continua até hoje. “Isso vê-se, não só por mim, mas por vários padres que são também agraciados com a medalha da cidade. Isso dá-nos a satisfação de uma Igreja jovem, mas que soube integrar-se no tecido social e na colaboração para encontrar respostas”, referiu ainda.

Para D. José Ornelas, a crise provocada pela Covid-19 tem sido “objeto de muito diálogo, na busca de soluções entre as instituições da diocese e o município”. O objetivo é promover “gestos concretos” para ir ao encontro das “necessidades crescentes que se estão a manifestar na sociedade e que, provavelmente, não vão atenuar-se nos próximos tempos”.

D. José Ornelas recebeu a Medalha de Honra da Cidade na categoria ‘Paz e Liberdade’. A mesma distinção foi atribuída a cinco sacerdotes da diocese de Setúbal: o atual pároco de São Paulo e o pároco emérito, os padres Luís Matos Ferreira e José Gusmão, respetivamente; o diretor da Casa do Gaiato de Setúbal, padre Acílio Fernandes; o vigário-geral da diocese, padre José Lobato; e ainda, a título póstumo, ao padre Manuel Vieira, pároco emérito da Anunciada.

A presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meiras, agradeceu a todos os distinguidos - mais de uma centena de pessoas, em atividades cívicas, políticas, culturais e desportivas, entre outras - por ajudarem “a fazer melhor cidade e a fazer melhor Setúbal”. E destacou a importância da Casa do Gaiato no acolhimento de “tantos e tantos jovens. Muito obrigado ao padre Acílio pela obra que fez, que continua a fazer e acompanhar, que merece o aplauso de todos nós”, afirmou.

Ruy Ventura, professor e escritor, comissário das comemorações do IV centenário da morte de frei Agostinho da Cruz, foi distinguido na categoria de ‘Atividades Culturais’.

A cerimónia de atribuição das medalhas decorreu no Fórum Municipal Luísa Todi, neste 15 de setembro, Dia de Bocage e da Cidade de Setúbal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+