Tempo
|
A+ / A-

Ministra da Saúde

Portugal tem 290 surtos ativos de Covid-19, maioria na região Norte

16 set, 2020 - 19:00 • Lusa

Marta Temido indica que índice médio de contágio se fixou em 1,15 na semana passada.

A+ / A-

Veja também:


Portugal tem 290 surtos ativos de Covid-19, a maioria na região Norte, com o índice médio de contágio a fixar-se em 1,15 na semana passada, indicou a ministra da Saúde, Marta Temido, esta quarta-feira.

A titular da pasta da saúde falava na habitual conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde, em Lisboa, para balanço da situação epidemiológica da covid-19 no país.

Dos 290 surtos de infeção ativos, 146 situam-se na região Norte, 95 em Lisboa e Vale do Tejo, 20 no Centro, 17 na Região Autónoma dos Açores e 11 no Alentejo.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, citadas pela ministra, o indicador médio do valor Rt (índice de transmissão) situava-se, entre 07 e 11 de setembro, em 1,15, traduzindo-se em 623 novos casos de infeção por dia.

No mesmo período, o índice de transmissão mais elevado esteve na região do Alentejo (1,53) e o mais baixo no Algarve (1,1).

Nos últimos sete dias, a taxa de incidência de covid-19 esteve nos 39,7 casos por cem mil habitantes, enquanto nos últimos 14 dias foi de 68 casos/100 mil habitantes.

Segundo Marta Temido, a taxa de letalidade é de 2,9% para a população em geral e de 14,3% para os idosos com mais de 70 anos (um dos grupos mais vulneráveis à infeção).

A taxa de letalidade define-se pela proporção do número de mortes causadas por uma doença, neste caso a covid-19, e o número total de pessoas afetadas por essa doença.

A ministra da Saúde precisou que os três novos óbitos por covid-19 registados nas últimas 24 horas reportam-se a idosos com mais de 89 anos, da região de Lisboa e Vale do Tejo, que apresenta quase metade dos novos casos de infeção reportados hoje.

A pandemia da covid-19 já provocou pelo menos 936.095 mortos e mais de 29,6 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.878 pessoas dos 65.626 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A covid-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China, que se disseminou rapidamente pelo mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.