Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Migrantes que desembarcaram no Algarve aguardam resultados de testes à Covid-19

16 set, 2020 - 14:14 • Lusa

“Se forem negativos, podem ser feitas as diligências normalmente, com a proteção de luvas, máscara ou viseira. Se houver resultados positivos, as autoridades sanitárias vão ter que intervir e reorganizar a logística”, diz fonte do SEF.

A+ / A-

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está a aguardar pelo resultado dos testes à Covid-19 efetuados aos migrantes indocumentados que na terça-feira desembarcaram na ilha Deserta, na Ria Formosa, concelho de Faro, disse esta quarta-feira fonte do serviço.

“Neste momento, ainda não temos os resultados dos testes à Covid-19, estamos a aguardar a qualquer momento e eles continuam na Base de Apoio Logístico de Quarteira [concelho de Loulé] e ali continuarão até termos conhecimento dos resultados”, afirmou a fonte do SEF à agência Lusa, cerca das 13:05.

A mesma fonte lembrou que, após desembarcarem na Ilha Deserta e terem sido reunidos pelas autoridades marítimas e policiais, os 28 migrantes “foram levados, ao final do dia, para o Base de Apoio Logístico da Proteção Civil em Quarteira”, onde fora submetidos aos testes.

Foram também feitas, revelou, “as primeiras diligências” por parte do SEF e “recolhido todo o material que traziam, alguns telemóveis”, assim como “as fotografias de cada um deles”, tendo depois sido “dado jantar e todo o apoio médico pela Cruz Vermelha”.

“E pernoitaram aí”, acrescentou a fonte do SEF, numa referência à base da Proteção Civil em Quarteira, local onde permanecerão até, pelo menos, serem conhecidos os resultados dos testes à Covid-19.

“Se os testes forem negativos, podem ser feitas as diligências normalmente, com a proteção de luvas, máscara ou viseira. Se houver resultados positivos, as autoridades sanitárias com certeza vão ter que intervir e reorganizar a logística”, referiu.

A fonte do SEF disse também que os migrantes estão “indocumentados” e “dizem ser marroquinos” de nacionalidade, estando entre eles “um menor de 15 anos” e “três mulheres, uma delas grávida de cinco meses”.

Questionada sobre se o menor estava acompanhado de familiares ou viajavam sem acompanhamento, a mesma fonte disse apenas que houve um dos elementos que viajava no grupo que “disse ser o tio”, mas essas informações ainda não puderam ser confirmadas.

As autoridades intercetaram, na terça-feira, o grupo de migrantes que desembarcou ilegalmente ao início da tarde na ilha Deserta, em Faro, e se colocou em fuga de seguida, disse à Lusa fonte da Autoridade Marítima.

O comandante da Zona Marítima do Sul explicou na ocasião que o grupo de 28 migrantes estava às 16:30 “em trânsito para o cais comercial de Faro a bordo de embarcações da Polícia Marítima e da GNR”.

À chegada a terra, o grupo seguiu de autocarro para a Base de Apoio Logístico de Quarteira, onde foi sujeito à realização de testes de despiste à Covid-19 e ficou a cargo do SEF, acrescentou Fernando Rocha Pacheco.

A embarcação em que os 28 migrantes chegaram à ilha tem cerca de sete metros e é semelhante às usadas nos outros cinco desembarques ilegais registados na região desde dezembro.

O desembarque foi comunicado às autoridades via 112 por pessoas que se encontravam na praia, naquela ilha, que não possui habitantes e apenas tem um restaurante e um apoio de praia.

Este é o sexto de desembarque ilegal na costa algarvia envolvendo migrantes do Norte de África.

O mais recente caso ocorreu em julho, quando um grupo de 21 homens, alegadamente marroquinos, desembarcou na ilha do Farol, também no concelho de Faro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+