Tempo
|
A+ / A-

Irmãos que não frequentaram aulas de Cidadania transitam de ano provisoriamente

16 set, 2020 - 08:44 • Fátima Casanova

É o que determina a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, num comunicado enviado ao agrupamento de escolas Camilo Castelo Branco, a que a Renascença teve acesso.

A+ / A-

Os dois irmãos de Vila Nova de Famalicão, de 12 e 14 anos, podem ser admitidos no 7º e 9º anos de escolaridade, já que “as decisões dos conselhos de turma, que retêm os alunos em causa estão suspensas”. É o que se pode ler no comunicado que a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Norte enviou ao à direção do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco e remetido aos pais.

De recordar que a transição de ano foi colocada em causa devido ao facto de estes dois alunos não terem assistido às aulas da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, assim como terem rejeitado todos os planos de recuperação propostos pela escola.

Agora, segundo a DGEstE, foram “admitidos provisoriamente no ano de escolaridade em que estariam sem que tivessem sido tomadas aquelas decisões dos conselhos de turma”, mas avisa que a situação dos dois alunos mantem-se assim “apenas até decisão de providência cautelar, sendo a situação revista em conformidade com a sentença”.

De recordar que os dois irmãos não frequentaram as aulas da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento por decisão dos pais que evocaram o direito à objeção de consciência.

A disciplina, que começou a ser lecionada no ano letivo de 2018/2019, abrange temas como os direitos humanos, igualdade de género, educação sexual e ambiental.

Secretário de Estado da Educação garante que alunos com faltas às aulas de Cidadania passam de ano
Secretário de Estado da Educação garante que alunos com faltas às aulas de Cidadania passam de ano
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+