Tempo
|
A+ / A-

Alemanha suspende 29 polícias envolvidos em redes neonazis

16 set, 2020 - 13:15 • Lusa

Após buscas a 34 locais, incluindo esquadras, ministro do Interior revela apreensão de material que inclui a "mais louca e repugnante agitação neonazi, racista e anti-refugiados".

A+ / A-

As autoridades alemãs suspenderam 29 polícias suspeitos de difundirem propaganda de extrema-direita em grupos de conversação telefónica (WhatsApp) ativos há vários anos, disseram esta quarta-feira fontes oficiais.

As buscas foram realizadas em 34 localidades, incluindo em postos de polícia e apartamentos privados na zona industrial do Reno, disse Herbert Reul, o ministro do Interior do Estado da Renânia do Norte-Vestefália.

O material inclui a "mais louca e repugnante agitação neonazi, racista e anti-refugiados", disse o ministro.

Os documentos apreendidos incluem fotografias de Adolf Hitler, suásticas, montagens fotográficas de refugiados em câmaras de gás nos campos de concentração nazis ou de disparos contra pessoas de raça negra.

O material era distribuído em pelo menos cinco grupos de WhatsApp, através de telemóveis, por um número considerável de polícias.

Um dos grupos surgiu em 2012 e o que contém mais imagens foi criado em 2015.

A mensagem neonazi mais recente data do passado dia 27 de agosto.

A maior parte dos polícias alegadamente envolvidos na rede de mensagens neonazis são da zona do Reno e de Muelheim,

Os 29 indivíduos que pertencem ao corpo de polícia alemão foram suspensos e estão a ser alvo de processos disciplinares.

Este caso denuncia mais uma vez o neonazismo no seio das forças policiais alemãs, apesar das posições das chefias, que têm minimizado o assunto ao longo dos últimos anos em que se verifica um aumento dos movimentos de extrema-direita no país.

Em julho, Horst Seehofer, oficial de topo ao nível federal alemão, rejeitou o iniciar investigações sobre a proliferação do racismo na polícia da Alemanha, argumentado que não se tratava de um "problema estrutural".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Demo
    16 set, 2020 Cratia 18:40
    Mas se fossem comunas, estava tudo bem. Permite-se extrema-esquerda, extrema-direita é que não. E depois enchem a boca a falar em "democracia"
  • Ivo Pestana
    16 set, 2020 Funchal 14:25
    E bem. Nas forças de segurança, não pode haver extremismo. Quem quer ser político, inscreve-se num partido e não numa Polícia.

Destaques V+