Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Administradores Hospitalares

Alexandre Lourenço diz que Serviço Nacional de Saúde continua a falhar aos doentes não-Covid

15 set, 2020 - 10:57 • Olímpia Mairos , Miguel Coelho

O diagnóstico é feito pelo presidente da Associação de Administradores Hospitalares, no dia em que o SNS comemora 41 anos. Alexandre Lourenço esteve na Renascença, nas Três da manhã, e defendeu a aposta num plano integrado para recuperar milhares de consultas e cirurgias que foram adiadas por causa da pandemia.

A+ / A-

O presidente da Associação de Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço, defende a criação de um plano integrado para recuperar milhares de consultas e cirurgias que foram adiadas por causa da pandemia.

Em entrevista à Renascença, Alexandre Lourenço defende, por outro lado, a criação de um sistema de cores, à semelhança dos alertas da Proteção Civil, para que as pessoas conheçam e participem na evolução da Covid-19.

O Serviço Nacional de Saúde completa hoje 41 anos de vida. O Presidente da República assinalou a data com uma mensagem onde elogia os profissionais de saúde e defende um reforço dos meios do SNS para responder ao grande desafio dos próximos tempos.

Há quem fale já numa segunda vaga de Covid-19, há quem diga que é apensa uma nova fase. O certo é que os casos estão a aumentar. Acha que que o SNS está mais bem preparado?

Temos obrigação de estarmos mais bem preparados, uma vez que, se em fevereiro, março, abril ainda pouco conhecíamos da Covid-19, hoje já temos uma perceção bastante mais clara de como é que devemos acompanhar estes doentes e, de certa forma, de como é que o sistema deve estar organizado para enfrentar esta doença.

Evidentemente, contamos com várias fragilidades. E a maior fragilidade neste momento são os doentes não Covid, que continuam a ter muitas necessidades que não estão a ser satisfeitas pelo SNS. Aliás, a nossa grande preocupação é essa, para além da preparação para esta época que se vai iniciar a partir do outono, e que é da preparação de conviver com este aumento da incidência da Covid-19 e também das infeções respiratórias. Ainda estamos um bocadinho num período de janela, em que podemos reforçar esta resposta aos doentes não Covid, porque, daqui a algum tempo, certamente, será mais difícil.

Quando refere que, provavelmente, não foi feito tudo o que podia ser feito para recuperar as cirurgias e consultas canceladas por causa da pandemia, que dados concretos é que pode adiantar sobre essa recuperação, ou não, do tempo perdido por parte dos hospitais?

Durante o mês de março e abril, a opção foi redirecionar os recursos existentes para a Covid-19 e essa opção revelou-se acertada, uma vez que não tivemos nenhuma situação de rotura do sistema. Durante esse período, o que fizemos foi um adiamento de consultas, cirurgias. Evidentemente, foi difícil parar o sistema e redirecioná-lo, mas hoje está bastante mais difícil reativá-lo. Estamos a falar a nível, por exemplo, dos médicos de família, de mais de quatro milhões de consultas presenciais que não foram realizadas, mais de dois milhões de contactos e de consultas de enfermagem, mais de um milhão de consultas hospitalares, mais de 100 mil cirurgias. Portanto, estamos a falar de um volume de cuidados que não foram prestados e que, necessariamente, vão ter impacto na saúde dos portugueses.

Mas acha que os hospitais estão a conseguir recuperar o tempo perdido, as consultas adiadas, cirurgias? É possível recuperar?

Há muitas destas atividades que não são recuperáveis, porque elas deviam ter ocorrido naquele momento certo, naquele momento em deve ser feito o diagnóstico e que o início do tratamento pode ter a sua eficácia. Evidentemente, também os hospitais e os cuidados de saúde primários têm vindo a recuperar a sua atividade aos poucos. Mas continuam em défice, ou seja, o "stock" que nós temos de cuidados continua a aumentar e esse é um dado preocupante.

Temos vindo a alertar, desde o mês de abril, para a necessidade de ter um plano concreto de resposta a estes doentes, aos doentes não Covid, até pela definição clara do que é a resposta aos doentes Covid. Continuamos a acreditar que deveria existir um planeamento mais integrado que envolvesse não só os hospitais, mas também os cuidados de saúde primários, o setor social. E dou nota, por exemplo, que nós, em maio, lançamos um estudo sobre o que nós chamamos internamentos sociais. Os doentes continuam nos hospitais por não terem respostas na comunidade, respostas familiares, de unidades residenciais e reparamos nesse estudo que 20% dos doentes Covid, um em cada cinco, podia ter tido alta hospitalar, mas não tinha tido resposta na comunidade. E também para os restantes doentes, os não Covid, estamos a falar de um em cada dez. Este tipo de imperfeição do sistema, de falha do sistema, que leva a consequências quer na saúde das pessoas que continuam internadas, mas também em termos de libertação de recursos para outros doentes serem tratados, é um problema de sistema e deve ter uma resolução integrada, por exemplo, com os cuidados continuados, com o setor social.

Há uma necessidade de repensar o SNS numa lógica mais integrada, não só da prestação de cuidados de cada hospital per si, de cada cento de saúde per si, mas numa lógica de maior integração com a comunidade, com o setor social, com as autarquias, com as forças de segurança. E eu creio que para o futuro, não só para enfrentar a Covid-19, é necessário realmente repensar o SNS para mais 40 anos.

O problema é que a urgência da Covid e dos outros problemas não Covid que salientou se coloca agora e não nesse futuro mais distante. Nesta altura, não há ainda uma grande pressão nos hospitais, porque há menos internamentos por causa da Covid-19. Acredita que esta situação vai manter-se ou arriscamos a ter nos próximos meses uma situação semelhante à verificada em março e abril?

Creio que temos aqui uma janela de oportunidade de implementar algumas reformas, aproveitando este momento também de grande atenção sobre o SNS. Respondendo à sua pergunta, parece-nos óbvio que vai existir uma maior pressão sobre o sistema de saúde e nós temos que estar preparados para o pior, para que consigamos mitigar o que venha a suceder. Continua a existir uma grande incerteza, os hospitais estão a organizar-se para responder a essa incerteza, mas continua a faltar uma visão mais integrada que permita envolver os portugueses de uma forma participativa nesta resposta.

Perdeu-se tempo nestes últimos meses?

Eu creio que podíamos ter utilizado melhor o tempo. Vou-lhe dar um exemplo que os portugueses conseguem perceber com alguma facilidade. Todos nós, hoje, por exemplo, com as ondas de calor, mesmo com os avisos da proteção civil, conhecemos o sistema de cores, o aviso laranja, o aviso encarnado, todos sabemos que temos que ter algum comportamento de acordo com a evolução. Em relação à Covid, fazia todo o sentido que a nível regional, a nível distrital, desenvolvêssemos este tipo de modelos para as pessoas perceberem, por um lado, qual é que é a evolução da pandemia, que vai necessariamente ter impacto sobre o seu comportamento, porque o comportamento de cada um de nós vai ser muito importante para conseguirmos responder à Covid-19, e, por outro lado, para as pessoas perceberem também a capacidade do sistema de saúde responder.

Ter um mapa, por exemplo, por freguesias ou concelhos, em que essas cores fossem aplicadas consoante o grau de contágio?

Ou até por distrito, em que as pessoas pudessem participar e perceber de uma forma bastante simples como é que a pandemia está a evoluir e o que é esperado delas, perceberem se os serviços de urgência estão disponíveis, se devem ir ao médico de família, se devem ligar para a linha de saúde 24. Esse tipo de modelos envolve mais a população, responsabiliza a população e, na prática, conseguimos um melhor controlo de uma pandemia, que neste caso vai depender muito do comportamento individual.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+