Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Aumento de casos diários "obriga-nos a refletir sobre os nossos comportamentos individuais"

14 set, 2020 - 15:34 • João Carlos Malta

As novas infeções de Covid-19 em Portugal têm sido sobretudo na faixa etária entre os 20 e os 49 anos. Secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales, alerta para os perigos da maior mobilidade do pós-férias e do regresso às escolas.

A+ / A-

Veja também:


O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou na conferência de imprensa da DGS, desta segunda-feira, que o aumento reiterado de casos de infeção de Covid-19 em Portugal, na última semana, "obriga-nos a refletir sobre os nossos comportamentos individuais".

Mais de metade das novas infecções são agora na faixa etária entre os 20 e os 49 anos.

O governante dá o exemplo desta segunda-feira em que dos 613 novos casos, apenas 10% têm mais de 70 anos, ou seja, pertencem ao grupo de maior risco. Se por um lado, isso são boas notícias porque os mais vulneráveis á doença estão mais protegidos, por outro, para Lacerda Sales leva a que os portugueses devam pensar bem no que podem fazer agora que há um período especialmente difícil.

"É uma fase de grande mobilidade com o regresso de férias e o arranque do ano lectivo", defendeu.

"Todos temos de estar conscientes do nosso papel. Porrugal vai entar de novo num plano de contigência ", resumiu, apelando ao civismo na rua, no trabalho e nas escolas.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, avançou que a nova distribuição epidemológica leva a que não seja esperar um aumento significativo da mortalidade, porque agora são os mais jovens a dominar os grupos com maiores taxas de infeção.

Em relação ao combate à pandemia, o secretário de Estado da Saúde apresentou ainda números que revelam um aumento da testagem. Assim, na última semana em média fizeram-se 17 mil testes por dia, e no dia 11 de setembro registou-se um novo recorde com 21,7 mil testes.

Lacerda Sales diz que agora há 222.627 pessoas testadas por cada milhão de habitantes, o que coloca Portugal, segundo o governante, no sexto lugar dos países que mais testam no seio da União Europeia.

O mesmo responsável disse que desde março foram contratados 4.700 novos profisisonais para os serviços de saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    14 set, 2020 Leiria 17:24
    "..........obriga-nos a refletir sobre os nossos comportamentos individuais......". E a autorização da DGS para realização de festas, obriga a quê ?

Destaques V+