Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cerca de 250 detenções na manifestação da oposição na Bielorrússia

13 set, 2020 - 16:36 • Lusa

Segundo o Governo, os manifestantes foram detidos por ostentarem bandeiras e placas com mensagens ofensivas.

A+ / A-

Cerca de 250 pessoas foram detidas em Minsk, na manifestação semanal da oposição, que contesta a reeleição considerada fraudulenta do Presidente Alexandre Lukachenko, em agosto, anunciou este domingo o Ministério do Interior da Bielorrússia.

"Cerca de 250 pessoas foram detidas em diferentes partes da capital" por "usarem bandeiras e outros símbolos" da oposição e "placas com mensagens ofensivas", disse o Ministério do Interior num comunicado.

A porta-voz do Ministério Interior, Olga Tchemodanova disse à agência France-Presse (AFP) que “há detenções em curso”.

A ONG de direitos humanos Viasna afirmava pela manhã que “pelo menos 20 pessoas tinham sido presas”.

A Bielorrússia tem sido palco de várias manifestações desde 9 de agosto, quando Alexander Lukashenko conquistou um sexto mandato presidencial, numas eleições consideradas fraudulentas pela oposição e parte da comunidade internacional.

Nos primeiros dias de protestos, a polícia deteve cerca de 7.000 pessoas e reprimiu centenas de forma musculada, suscitando protestos internacionais e ameaça de sanções.

Os Estados Unidos, a União Europeia e diversos países vizinhos da Bielorrússia rejeitaram a recente vitória eleitoral de Lukashenko e condenaram a repressão policial, exortando Minsk a estabelecer um diálogo com a oposição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+