Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Líbano

UE entrega 30 toneladas de ajuda portuguesa e alemã a Beirute

12 set, 2020 - 22:23 • Lusa

Até agora, a UE doou um total de 54 toneladas de mantimentos humanitários ao Líbano para lidar com a emergência.

A+ / A-

A União Europeia entregou este sábado outras 30 toneladas de material urgente ao Líbano, doado pela agência de cooperação portuguesa e uma organização não-governamental alemã, para ajudar o país depois das explosões de agosto no porto de Beirute.

A remessa foi doada pela agência de cooperação portuguesa e pela organização não-governamental alemã Orienthelfer, mas os voos que transportam a ajuda são organizados e financiados pela UE.

O material chegou este sábado à capital libanesa a bordo do terceiro voo humanitário que a UE envia ao país, no qual viajou também o comissário europeu de Gestão de Crises, Janez Lenarcic, que iniciou assim uma visita oficial ao Líbano, informou a Comissão Europeia em comunicado.

Em Beirute, Lenarcic vai encontrar-se com o primeiro-ministro libanês nomeado, Mustafa Adib, e vai supervisionar os esforços de ajuda que a UE leva a cabo depois das explosões que devastaram a cidade.

As 30 toneladas de ajuda essencial enviadas este sábado pela União Europeia incluem ambulâncias, equipamento de combate a incêndios, equipamento de proteção individual, medicamentos e equipamento de telecomunicações.

Até agora, a UE doou um total de 54 toneladas de mantimentos humanitários ao Líbano para lidar com a emergência.

No dia 4 de agosto, uma série de explosões de 2.750 toneladas de nitrato de amónio, que havia ficado sem vigilância por seis anos no porto de Beirute, causou a morte de 182 pessoas e ferimentos a mais de 6.000, além de devastar completamente alguns bairros da capital libanesa.

O Presidente libanês, Michael Aoun, avaliou em 15.000 milhões de dólares os prejuízos causados pela deflagração do composto químico, que costuma ser usado como fertilizante.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+