Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Liga pede responsabilidade aos clubes

12 set, 2020 - 14:53 • Redação

Num comunicado de cinco pontos, o organismo liderado por Pedro Proença elenca as medidas que devem ser tomadas pelos clubes.

A+ / A-

A Liga Portugal reuniu-se na manhã deste sábado com os clubes dos escalões profissionais após o adiamento dos encontros Feirense-Chaves e Académico Viseu-Académica, devido a casos positivos de Covid-19.

Desse encontro, saiu um comunicado em que o organismo reforça "a importância do cumprimento escrupuloso do código de conduta assumido e assinado por todos os agentes desportivos" .

A organização liderada por Pedro Proença diz que tal como já foi prática no processo de retoma da Liga NOS 2019-20, é imperativo perceber que“a identificação de um caso positivo não torna, por si só, obrigatório o isolamento coletivo, das equipas”, e cuja aplicação com sucesso na temporada passada, foi um fator decisivo para o término da competição.

A Liga reforça que é de extrema importância todas as Sociedades Desportivas manterem uma articulação próxima e regular com o Delegado de Saúde local da sua região, e que sem prejuízo dos cenários epidemiológicas específicas de cada região, em cada momento, garantir a existência de um critério de intervenção uniforme para a mesma tipologia de ocorrência.

O Futebol Profissional adotou um processo de testagem que vai para lá do que obrigatório, no propósito claro de reduzir o risco de contágio dentro do universo de cada clube, garantindo um controlo de identificação e redução da possibilidade de surtos dentro de cada plantel. "Este modelo não pode ser penalizador para uma atividade que não pode parar, sob pena de se produzirem danos irreparáveis", finaliza o comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+