Tempo
|
A+ / A-

26 casos. Penacova ativa Plano de Emergência e Proteção Civil

11 set, 2020 - 10:25 • Lusa

Nos últimos dias, a autarquia intensificou a realização de testes a pessoas que possam ter estado em contacto com os infetados.

A+ / A-

O município de Penacova, no distrito de Coimbra, decidiu acionar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, após serem detetados 26 casos positivos de Covid-19.

A medida, que entrou em vigor às 20h00 de quinta-feira, é a resposta ao "agravamento da situação epidemiológica provocada pelo novo coronavírus no concelho de Penacova" e é "uma decisão saída da reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil de Penacova (reduzida)".

"De acordo com os últimos dados revelados pela autarquia, existem de momento 26 casos ativos, sendo que existem vários testes a aguardar resultado. Nos últimos dias intensificou-se a realização de testes a pessoas que possam ter estado em contacto com os casos ativos, tendo sido efetuados 250 testes através zaragatoa da nasofaringe, dos quais 140 ainda aguardam resultado", refere a Câmara.

O autarca Humberto Oliveira, citado na nota de imprensa, diz que o município, assim que teve conhecimento dos primeiros casos positivos, realizou "todas as diligências necessárias para ajudar a identificar eventuais contactos ocorridos, em estreita colaboração com a delegada de Saúde e Proteção Civil de Penacova".

Desta forma, em Penacova, estão suspensas todas as atividades desportivas, de competição, de treino ou de lazer, assim como se irá adiar a abertura do Complexo das Piscina Municipais e também encerrar todos os parques infantis e as instalações sanitárias públicas.

As feiras serão suspensas e recomenda-se que os cidadãos não façam deslocações desnecessárias.

A Câmara vai indeferir eventos na via pública e recintos improvisados e alerta para os aglomerados de pessoas. As reuniões presenciais nos serviços técnicos municipais ficam condicionadas, devendo ser privilegiado o contacto telefónico e reuniões por videoconferência.

"Nos serviços de restauração e cafés deve-se privilegiar o atendimento no exterior. Não sendo possível, devem-se intensificar as medidas de distanciamento social, o uso de máscara, respeitadas as lotações máximas interiores e de esplanadas e afastamento entre mesas. Todos os comércios e serviços devem reforçar as medidas de prevenção, segurança e mitigação para travar a propagação do vírus, tal como recomenda a Direção-Geral da Saúde e outras que achem importantes", é descrito.

A Câmara diz também que devem ser reforçadas as medidas de prevenção e controlo indicadas pela Direção-Geral de Saúde para as manifestações de culto.

"Relativamente ao início da atividade letiva, esta será avaliada consoante o evoluir da situação em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas de Penacova, a Escola Profissional Beira Aguieira, a Autoridade de Saúde Local e o município de Penacova".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+