Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Grécia

Milhares de refugiados protestam em Lesbos após incêndios no campo de Moria

11 set, 2020 - 17:12 • Lusa

Mais de 13 mil pessoas que estavam alojadas em Moria e arredores ficaram sem abrigo, após dois grandes incêndios esta semana.

A+ / A-

Milhares de refugiados dos mais de 13 mil que ficaram sem teto após o incêndio no campo de Moria, em Lesbos, manifestaram-se esta sexta-feira na área onde estão a ser instaladas acomodações temporárias para os abrigar, reletaram os ‘media’ locais.

“Queremos ir embora! Deixem-nos em liberdade!”, gritaram os refugiados, controlados por um cordão policial que cerca toda a área, bem como as estradas de acesso à capital da ilha, Mitilene.

Mais de 13 mil pessoas que estavam alojadas com poucas condições sanitárias em Moria e arredores ficaram sem abrigo, após dois grandes incêndios, na terça e quarta-feira à noite, que as autoridades gregas dizem que foram deliberadamente provocados por alguns dos residentes do campo de refugiados.

Portuguesa em Moria descreve “cenário pós-apocalíptico” depois de incêndio
Portuguesa em Moria descreve “cenário pós-apocalíptico” depois de incêndio

Os refugiados que hoje se manifestaram estão a dormir ao relento há duas ou três noites, arranjando cobertores para se abrigarem do frio da noite.

“Estamos há três dias sem comer, sem beber. Estamos em condições muito difíceis”, disse Freddy Mussamba, um dos refugiados dos campos que arderam esta semana.

A instalação deste primeiro campo provisório para os recolher está a ser realizada no meio de um forte dispositivo de segurança, composto por esquadrões de polícia antimotim que chegaram esta manhã do continente.

Helicópteros dos bombeiros trouxeram o material por via aérea, devido aos bloqueios que a população local tem instalado nas estradas há dois dias, para impedir a construção de um novo campo.

Além desta primeira área de dimensões limitadas, o Governo grego está a pensar usar instalações militares e estádios que não estão a ser usados, para montar novas tendas.

Imagens aéreas revelam cenário de destruição no campo de Moria
Imagens aéreas revelam cenário de destruição no campo de Moria

O problema das autoridades é a forte resistência da população da ilha, que não quer que o povoamento dos campos se perpetue e há muito que exige a transferência dos refugiados, o que estes também apoiam.

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, garantiu hoje, durante uma reunião com a vice-presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, que o Governo está a agir o mais depressa possível e sublinhou que o que aconteceu em Moria deve servir para que “todos na Europa possam perceber que este problema não pode ser gerido apenas pelos países anfitriões, pelos países situados nas fronteiras externas da Europa”.

“Precisamos de uma nova e ambiciosa política de migração e asilo e aguardamos as propostas da Comissão”, acrescentou o líder do Governo grego, referindo-se ao anúncio de Schinas de que apresentará a nova iniciativa para uma política comum de migração, ainda este mês.

Schinas disse que a nova proposta visa evitar os erros de 2016, quando mais de um milhão de pessoas atravessou a Grécia e quando a Alemanha acolheu a maioria delas, enquanto outros países fecharam suas fronteiras.

“A Europa não pode falhar duas vezes numa questão tão importante”, sublinhou o primeiro-ministro grego.

“Está tudo em chamas”. Milhares de desalojados no campo de refugiados de Lesbos
“Está tudo em chamas”. Milhares de desalojados no campo de refugiados de Lesbos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+