Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

II Liga

Casos de Covid-19 não adiam Feirense-Chaves. O que prevê o protocolo

11 set, 2020 - 13:30 • Eduardo Soares da Silva , José Barata

A identificação de um caso "não obriga, por si só, ao isolamento coletivo das equipas". A determinação do isolamento de contactos é da competência da Autoridade de Saúde.

A+ / A-

Os quatro casos de Covid-19 identificados no Desportivo de Chaves não colocam em causa a realização da partida desta sexta-feira, da primeira jornada da II Liga, em casa do Feirense, garantiu fonte do clube à Renascença.

Os jogadores Samu e Raphael Guzzo, assim como os treinadores-adjuntos Pedro Machado e Tiago Castro estão infetados com o novo coronavírus, depois de uma bateria de testes realizada na quinta-feira a todo o plantel e staff técnico.

A bateria de testes foi realizada no âmbito do renovado plano para a retoma do futebol profissional para a época 2020/21. Segundo o documento divulgado pela Liga de clubes, e tal como a Renascença avançou, na I e II Ligas, todos os jogadores dos vários plantéis serão testados até 48 horas antes do início da prova.

Depois do arranque da competição, no segundo escalão os testes serão realizados a cada duas jornadas aos "jogadores constantes da ficha de jogo no último jogo oficial".

O que diz o protocolo?


De acordo com o protocolo, "o caso positivo deve ser isolado, ficando impossibilitado de participar em treinos e competições até à determinação de cura".

A identificação de um caso de infeção de Covid-19 "não torna, por si só, obrigatório o isolamento coletivo das equipas". A determinação de isolamento de contactos, a título individual, é de estrita competência da Autoridade de Saúde territorialmente competente. O clube flaviense garante à Renascença que os casos foram reportados à Autoridade de Saúde e tudo está articulado com a mesma.

Os departamentos médicos dos clubes "devem fazer a vigilância clínica dos contatos do caso positivo, garantindo o acompanhamento clínico e o registo diário da informação, sem prejuízo da atuação da Autoridade de Saúde territorialmente competente".

Os clubes estão obrigados a informar a Liga de Clubes da existência de "casos positivos ou de agentes desportivos em isolamento profilático determinado pelas Autoridades de Saúde que possam comprometer a realização de treinos e competições".

O documento prevê ainda que, em caso de existirem casos de Covid-19 serão "sempre aplicadas as leis de jogo, nomeadamente, a Lei 3 das Leis de jogo (n.º mínimo de 7 jogadores, 1 guarda redes e 1 capitão)".

O Desportivo de Chaves arranca a II Liga esta sexta-feira, em casa do Feirense, às 20h00, no Estádio Marcolino de Castro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+