Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Rastreio rápido em sintomáticos? Universidade portuguesa lidera projeto

10 set, 2020 - 11:01 • Redação

Investigadores acreditam que o sistema venha a facilitar a descentralização do rastreio, assim como a posterior centralização de dados de monitorização epidemiológica da infeção nas unidades de saúde.

A+ / A-

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) está a trabalhar no desenvolvimento de uma “ferramenta de rastreio precoce, rápido e eficiente” para detetar o vírus SARS-CoV-2 (Covid-19) em pacientes sintomáticos.

Os investigadores acreditam que o sistema venha a facilitar “a descentralização do rastreio, assim como a posterior centralização de dados de monitorização epidemiológica da infeção nas unidades de saúde competentes e autorizadas”, pode ler-se numa nota da instituição aveirense.

É esperado que o sistema SENSECOR apoie “a tomada de decisão clínica rápida, minimizando o recurso a testes de diagnóstico moleculares dispendiosos, a sobrecarga de recursos humanos especializados e de profissionais da saúde, o que contribuirá para a contenção do contágio e mitigação do alastramento da pandemia”.

A ideia partiu da coordenadora do projeto, Catarina R. Marques, investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e Departamento de Biologia da UA, “movida pela vontade de contribuir para colmatar lacunas inerentes ao rastreio célere da presença do vírus e transpondo, para esse efeito, a investigação que tem vindo a desenvolver no âmbito de outros projetos que coordena, juntamente com a aplicação de conhecimentos multidisciplinares”.

O projeto, que conta peritos de diferentes áreas científico-tecnológicas, propõe-se “a desenvolver um sistema integrado composto por vários módulos: um elemento sensorial imunológico para deteção do vírus, uma aplicação móvel para smartphone, uma unidade de condicionamento de sinal e uma de comunicação de dados. Desta forma, o cidadão comum poderá utilizar o sistema e tomar conhecimento do resultado do rastreio que, em simultâneo, pode ser comunicado às instituições de saúde”.

De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou nas últimas 24 horas mais três mortes relacionadas com a covid-19 e 646 novos casos de infeção pelo novo coronavírus.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 898.503 mortos e infetou mais de 27,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+