Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Explicador

Estudo em casa. Conheça as novidades deste ano letivo

10 set, 2020 - 09:23 • Fátima Casanova

O Estudo em Casa vai continuar neste ano letivo, anunciou o ministro da Educação. A Renascença avança o que o que se sabe para já.

A+ / A-

A RTP Memória vai continuar a transmitir o Estudo em Casa que, no ano letivo que está prestes a começar, vai contemplar também o ensino secundário, com conteúdos na RTP Play.

Vai ainda haver compactos na RTP Internacional para os emigrantes. Os novos conteúdos arrancam em meados de outubro.

#Estudoemcasa alargado ao 12.º ano

Esta é uma das grandes novidades: a disponibilização de blocos pedagógicos temáticos para os alunos do 10.º ao 12.º ano.

Segundo explicações do ministro da Educação, esses blocos podem ser trabalhados individualmente. Se um aluno tem dúvidas, por exemplo, na resolução de equações, pode assistir às explicações só desse bloco.

Aulas diferentes para o 1.º e 2.º ano

Para os mais novos, também há novidades: as aulas do 1.º e do 2.º ano já não vão estar associadas. No último ano letivo, os blocos de Português, Matemática e Estudo do Meio e Cidadania estavam agregados para os alunos dos dois primeiros níveis de ensino. Tal deixa de acontecer, porque, segundo o ministro Tiago Brandão Rodrigues, os primeiros níveis de escolaridade precisam de uma atenção especial.

Ainda ao nível das alterações, passa a existir um bloco para coadjuvar o trabalho autónomo. O objetivo é ajudar os alunos a orientarem-se no estudo de uma forma mais independente, até porque não se sabe o que a pandemia poderá trazer nos próximos tempos.

Novos conteúdos em outubro

Só em meados de outubro é que arrancam as novas aulas na RTP Memória, um projeto que este ano letivo vai chegar também à RTP Internacional, onde vão ser transmitidos compactos para as comunidades portuguesas.

Tal como nas escolas, que nas primeiras cinco semanas vão recuperar conteúdos não apreendidos no 3.º período do ano letivo anterior, também a chamada telescola vai começar com a reposição de aulas, o que vai acontecer já a partir de segunda-feira, dia 14.

Já há um horário disponível?


O primeiro dia começa com Português. Vai ser reposta a aula 9 para os alunos do 1.º e 2.º anos. Tem início marcado para as 9h00.

Uma hora mais tarde, começa a aula também de Português, mas para os alunos do 3.º e 4.º anos.

Como já tinha acontecido no ano letivo anterior, os alunos mais velhos, do 3.º ciclo, têm aulas a partir das 15h00.

RTP promete investimento na educação para além da pandemia

Na apresentação do Estudo em Casa para este ano letivo, o presidente da estação pública disse que “os conteúdos educativos são decisivos no contexto atual e deverão ser uma marca de futuro na RTP”.

Por isso, “o investimento vai ser a longo prazo, para além da pandemia”, garantiu Gonçalo Reis.

O projeto #EstudoEmCasa foi lançado depois das férias da Páscoa para complementar o estudo dos alunos do 1.º ao 9.º ano, que estavam com ensino à distância depois das escolas terem encerrado a 16 de março.

Assim, aquilo que nasceu como um projeto temporário, vai manter-se na RTP numa parceria com o Ministério da Educação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+