Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Revelações de Bob Woodward. Biden acusa Trump de "traição ao povo americano"

10 set, 2020 - 13:01 • Redação com Reuters

Jornalista que revelou escândalo de Watergate, que derrubou Richard Nixon, acaba de revelar que o Presidente Trump sabia que o novo coronavírus é "mortífero", “contagioso” e “muito mais perigoso do que uma simples constipação”, enquanto em público continuava a minimizar a pandemia de Covid-19. Mais de 190 mil pessoas já morreram no país vítimas da doença.

A+ / A-

O candidato democrata às presidenciais de novembro nos EUA, Joe Biden, acusa o Presidente Donald Trump de "se demitir" das suas funções enquanto chefe de Estado e de ter "traído o povo americano", face à revelação de que Trump esteve, desde cedo, ciente da gravidade do novo coronavírus sem o admitir à população.

De acordo com entrevistas recolhidas em fevereiro por Woodward para o seu livro "Medo - Trump na Casa Branca", cujas gravações foram reveladas pelo jornalista na quarta-feira, o Presidente dos EUA sabia desde dezembro que o SARS-CoV-2 era "mortífero", “contagioso” e “muito mais perigoso do que uma simples constipação”.

Contudo, e mesmo depois de ter sido forçado a declarar estado de emergência federal, Trump continuou a desvalorizar publicamente a pandemia de Covid-19 para "não criar o pânico".

Criticado por alguns por não ter revelado o conteúdo da conversa mais cedo, Woodward disse esta quinta-feira à Associated Press que, dado o facto de "Trump nem sempre dizer a verdade", tomou a decisão de investigar primeiro " o que [Trump] sabia e quando é que o soube" antes de trazer a informação a público.

“Se eu tivesse divulgado a história naquela altura, sobre o que ele sabia em fevereiro, isso não nos ia contar nada que não soubéssemos já”, diz Woodward, famoso por, com Carl Bernstein, ter divulgado o escândalo de Watergate, em 1972, que provocou a demissão do então Presidente republicano Richard Nixon.

A Associated Press explica que, na visão de Woodward, a questão central já não era de saúde pública mas sim política, e o importante era revelar estas informações depois de as confirmar mas antes da ida às urnas em novembro.

A pouco mais de um mês das presidenciais de 3 de novembro, a revelação volta a virar os holofotes da campanha para o trabalho do Presidente republicano no combate à Covid-19, uma doença que já provocou mais de 190 mil mortos nos EUA. Os democratas continuam a acusar a administração Trump de respostas insuficientes e tardias para conter a pandemia.

"Ele sabia e minimizou propositadamente [os riscos da pandemia]. Pior, mentiu ao povo americano", acusou Biden num comício de campanha no Michigan. "Enquanto esta doença mortífera varria a nossa nação, ele falhou no cumprimento das suas funções -- de propósito. Foi uma traição de vida ou de morte ao povo americano. Demitiu-se de funções, uma desgraça."

Neste momento, os EUA continuam a registar o mais elevado número de mortos por Covid-19 no mundo. A barreira das 190 mil vítimas foi ultrapassada ontem, a par de picos no número de novos casos em estados do Midwest como o Iowa e Dakota do Sul.

Também ontem, Trump voltou a defender a gestão da crise sanitária, declarando aos jornalistas na Casa Branca: "O facto é que eu sou um 'cheerleader' deste país. Amo o nosso país e não quero as pessoas assustadas."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    10 set, 2020 17:09
    Pode-se chamar "traição" quando Trump foi muito claro que apenas iria governar para si e para os seus amigos ricos e o resto dos americanos que se lixassem?

Destaques V+