Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bebé de seis meses morre de Covid-19 em Gaza

10 set, 2020 - 16:14 • Lusa

Informação foi avançada esta quinta-feira, dia em que o enclave palestiniano bateu novo recorde de casos de infeção.

A+ / A-

Veja também:


Um bebé de seis meses morreu esta quinta-feira vítima de Covid-19 na Faixa de Gaza, que registou 195 novas infeções pelo coronavírus nas últimas 24 horas, um recorde de contágios apesar do confinamento do território há mais de duas semanas.

O bebé é a vítima mais jovem dos dez mortos registados em Gaza desde o início da pandemia, nove dos quais se registaram nas últimas duas semanas, segundo o Ministério da Saúde do enclave.

Gaza conseguiu controlar a pandemia nos primeiros seis meses ao detetar os casos na fronteira e isolá-los em hospitais periféricos, mas no passado dia 24 de agosto registaram-se os primeiros contágios locais numa família de um campo de refugiados.

Desde então, o movimento islamita Hamas, que governa no território, impôs um rigoroso confinamento para evitar a propagação da Covid-19 no populoso enclave.

Só serviços essenciais, como padarias, postos de combustível ou farmácias estão abertos.

Mesquitas e escolas estão fechadas e as universidades começaram na terça-feira as aulas em modo virtual.

As organizações humanitárias temem que o precário sistema de saúde, sob tensão devido a um rigoroso bloqueio israelita desde 2007, não consiga lidar com uma expansão da epidemia.

Desde março, o enclave palestiniano registou 1.551 casos, dos quais quase 1.430 estão ativos devido à rápida propagação da pandemia nas últimas semanas.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 900 mil mortos e infetou mais de 27,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+