Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. 7,5% dos profissionais de saúde já foram infetados

09 set, 2020 - 16:12 • Olímpia Mairos

A secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, revelou na conferência de imprensa da DGS desta quarta-feira que o Governo já lançou o concurso para a aquisição massiva da reserva estratégica de equipamentos e proteção individual.

A+ / A-

Veja também:


A secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, afirmou, esta quarta-feira, na conferência de imprensa da DGS, que “a taxa de profissionais de saúde portugueses infetados por SARS-CoV-2 ronda os 7,5%, uma cifra significativamente abaixo da média mundial estimada pela OMS na ordem dos 10%”.

Foram infetados, até ao momento, “4.551 profissionais de saúde dos quais 1.342 enfermeiros, 1.306 assistentes operacionais, 584 médicos, 166 assistentes técnicos, 146 técnicos de diagnóstico e terapêutica sendo que 3. 892 estão já recuperados”, disse a secretária de Estado, Jamila Madeira.

Portugal regista esta quarta-feira mais 646 casos confirmados.

"Não é um número que nos deixe felizes ou satisfeitos", declarou a secretária de Estado da Saúde, admitindo, no entanto, que “com o regresso de férias e mais mobilidade" o Governo já estava à espera de um aumento de casos.

"Importa sinalizar que estamos perante um foco sobretudo na transmissão familiar", realçou a governante.

A secretária de Estado Adjunta e da Saúde garantiu que o Governo está a trabalhar “para que a abertura das escolas e o regresso do país ao ritmo pós férias tenha o menos impacto possível”, embora acredite que “os números vão sofrer alterações” e por isso, disse, “continuamos diariamente a dar robustez ao SNS e às estruturas sociais para que possam responder o melhor possível”.

Neste contexto a Governante revelou que “já foi lançado o concurso para a aquisição massiva da reserva estratégica de equipamentos e proteção individual”.

“Estamos a falar de um investimento que ronda os 20 milhões de euros que serão aplicados na aquisição de máscaras cirúrgicas, respiradores FFP2 e FFP3, óculos e viseiras, fatos de proteção integral, batas de proteção, botas cirúrgicas e aventais impermeáveis, luvas de exame e cirúrgicas, toucas, cógulas, cobre botas e sapatos, solução acética de base alcoólica”, especificou.

“Para o Governo a segurança dos profissionais de saúde continua a ser determinante na estratégia de combate à pandemia e por isso na permanente incerteza da dimensão que a pandemia pode atingir numa eventual segunda vaga escolhemos a certeza de garantir aos profissionais de saúde todas as condições para que possam trabalhar em absoluta segurança”, assegurou Jamila Madeira.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas mais três mortes relacionadas com a Covid-19 e 646 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-Cov-2.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.849 mortes e 61.541 casos de infeção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+