Tempo
|
A+ / A-

Donald Trump nomeado para o prémio Nobel da Paz 2021

09 set, 2020 - 11:43 • Daniela Espírito Santo

Em causa está o acordo histórico entre Israel e os Emirados Árabes Unidos para normalizar relações.

A+ / A-

O Presidente dos EUA foi nomeado para o prémio Nobel da Paz 2021, semanas depois do acordo entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, mediado pela administração liderada por Donald Trump.

A nomeação foi apresentada por um membro do Parlamento norueguês, Christian Tybring-Gjedde, que elogiou os seus esforços para resolver diversos conflitos mundiais. "Acho que ele fez mais para criar paz entre as nações do que a maioria dos restantes nomeados", garantiu Tybring-Gjedde, à Fox News Radio.

No programa de rádio, o norueguês explica que a administração Trump foi fundamental para estabelecer o acordo entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, acreditando que "agora se espera que outros países do Médio Oriente sigam os passos dos EAU", pelo que este acordo "pode ser decisivo para tornar o Médio Oriente numa região de cooperação e prosperidade".

Trump é, também, elogiado por retirar tropas da zona e criar "novas dinâmicas" no conflito entre as Coreias, por exemplo.

Christian Tybring-Gjedde é conhecido no seu país por se opor à imigração e já tinha nomeado Trump em 2018. "Não sou apoiante de Trump, mas o comité deveria apenas julgá-lo pelos factos e não pela forma como ele se comporta", defende. "As pessoas que receberam o Nobel da Paz nos últimos anos fizeram bem menos que ele. Barack Obama, por exemplo, não fez nada", salienta, em entrevista à Fox News Radio.

Quatro presidentes norte-americanos já receberam o Nobel da Paz, atribuído pelo Comité Norueguês do Nobel, àqueles que mostram ter feito trabalho pela "fraternidade entre nações", pela "abolição ou redução de exércitos permanentes" e pela "realização e promoção de congressos de paz". O último foi Barack Obama, em 2009.

O vencedor de 2021 será anunciado depois de outubro do próximo ano. No entretanto, será conhecido no próximo mês o vencedor de 2020. Entre os mais de 300 nomeados surgem figuras como a ecologista sueca Gretha Thunberg e o movimento pró-democracia de Hong Kong.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    09 set, 2020 Ílhavo 17:30
    E o que a fotografia sugere é que até o ... lhe apeteceu rir.
  • José J C Cruz Pinto
    09 set, 2020 Ílhavo 17:18
    Se fosse ANEDOTA, até apeteceria rir...!
  • António dos Santos
    09 set, 2020 Coimbra 15:06
    Quem é este anormal que propôs o Trump para Prémio Nobel da Paz?!!! Deve ser igual ao criminoso do Trump!!!
  • Armandina Silva
    09 set, 2020 14:01
    Sem palavras OMG
  • Paula Faria
    09 set, 2020 13:53
    Só podem estar a brincar!!! Ou será 1 de abril?!?!
  • Ivo Pestana
    09 set, 2020 Funchal 13:44
    Hahahaha! Hehehehehe!

Destaques V+