Tempo
|

O recorde de Pepe. Defesa com mais jogos pela seleção nacional, a par de Fernando Couto

09 set, 2020 - 17:30 • Sílvio Vieira

O luso-brasileiro cumpriu a internacionalização 110 por Portugal. Os seis defesas com mais jogos pela seleção têm passagem marcante pelo FC Porto.

A+ / A-

Ao entrar em campo na Friends Arena, na terça-feira, na Suécia, Pepe já igualava um recorde, o de defesa com mais jogos por Portugal (110), a par de Fernando Couto. O central do FC Porto, em circunstâncias normais, irá isolar-se nessa classificação particular muito em breve.

Isto porque Fernando Santos não prescinde daquele que é, aos 37 anos, um dos líderes do balneário da equipa das quinas. E Pepe, titular indiscutível do FC Porto, não se debate, ainda, com o horizonte da reforma.

A caminhada do português de Maceió na seleção começou a 21 de novembro de 2007, com Luiz Felipe Scolari, num jogo de qualificação para o Euro 2008 frente à Finlândia, na sua "casa", no Estádio do Dragão.

Kléper Laveran Lima Ferreira estreava-se com 25 anos, já como jogador do Real Madrid, outro clube que deixa marca forte na sua carreira, e foi como maior de idade que optou por jogar por Portugal, onde chegou em 2002, em detrimento do Brasil natal.

São 12 anos sempre presente, de um jogador que já é o quinto mais internacional de sempre, só atrás de Cristiano Ronaldo (165), Luís Figo (127), João Moutinho (123) e Nani (112). Pepe tornou-se uma referência e os sinais que dá é que não deixará de o ser tão cedo.

"Tem esta longevidade, porque em termos físicos está a par dos mais jovens", observa Jorge Andrade, em declarações à Renascença.

O antigo central, que antecedeu Pepe na seleção, considera que o luso-brasileiro "é um dos melhores centrais do mundo". Jorge Andrade compara-o, também pela longevidade, a Sergio Ramos.

"São centrais de muita qualidade, mas o Pepe é ainda melhor. Em recuperação, no jogo com bola, não é tão goleador como o Sergio, mas em termos de influência na equipa é e deu muita estabilidade à nossa seleção", avalia.

A capacidade de liderança de Pepe é outra das caraterísticas reconhecidas ao central do FC Porto, um dos jogadores que, com Fernando Santos, esteve nas duas maiores conquistas da seleção portuguesa, o Campeonato da Europa em 2016 e a Liga das Nações em 2019.

Marca FC Porto na defesa da seleção nacional

Pepe e Fernando Couto são os defesas com mais jogos por Portugal e em comum estes dois centrais têm a passagem pelo FC Porto. Mas os dragões decalcam a impressão desse carimbo.

Ao consultarmos as estatísticas, concluímos que os seis defesas com mais internacionalizações pela seleção principal têm a "marca" do FC Porto. Fernando Couto e Pepe (110), Bruno Alves (96), Ricardo Carvalho (89), João Pinto (70) e Paulo Ferreira (62).

Jorge Andrade, que também teve passagem de destaque pelo Dragão e somou mais de 50 internacionalizações, explica este fenómeno com "a política do FC Porto".

"A construção da equipa é feita de trás para a frente. O Porto sempre teve duplas de centrais que funcionaram muito bem na seleção. Fernando Couto/Jorge Costa; Jorge Andrade/Ricardo Carvalho; Bruno Alves/Pepe. Jogadores que encaixavam no perfil do FC Porto", observa.

O antigo central entende que os outros clubes dão prioridade ao ataque, já o FC Porto, pelo espírito que caracteriza o clube, "faz com que o jogo seja de trás para a frente".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+