Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Migrantes

Sea Watch acusa Itália de bloquear operações humanitárias no Mediterrâneo

08 set, 2020 - 15:59 • Lusa

Avião de reconhecimento da ONG para detetar barcos com migrantes em perigo está impedido de voar desde sexta-feira, denuncia a porta-voz da Sea Watch em Itália, Giorgia Linardi.

A+ / A-

A organização de resgate de migrantes Sea Watch acusou esta terça-feira o Governo de Itália de bloquear o seu avião de reconhecimento Moonbird, na ilha de Lampedusa, para evitar que sobrevoasse o Mediterrâneo central e alertasse sobre barcos com migrantes em perigo.

A porta-voz da organização não-governamental Sea Watch na Itália, Giorgia Linardi, deixou hoje uma mensagem nas redes sociais dizendo que o Moonbird “não pode descolar de Lampedusa” desde sexta-feira, acusando o Governo italiano de impedir a sua tarefa de monitorização marítima no Mediterrâneo.

“A acusação é de ter transportado, em várias ocasiões durante um longo período de tempo, pessoas que precisavam de ajuda imediata no Mediterrâneo central”, explicou Linardi, na mensagem gravada.

Linardi critica o Governo italiano, dizendo que, “com a cumplicidade da União Europeia, quer que o Mediterrâneo central se transforme num buraco negro”, no qual “ninguém se atreve a dizer o que está realmente a acontecer”.

“E (o que está a acontecer) é que as pessoas ficam abandonadas durante horas, senão dias, com a cumplicidade das autoridades europeias que, como nós, as veem do ar; ou são devolvidas ilegalmente na Líbia ou abandonadas até desaparecerem ou chegarem sozinhas às costas de Lampedusa”, lamentou a responsável da Sea-Watch.

“Pedimos às autoridades que intervenham sempre que observamos pessoas em perigo, nos termos da lei”, argumenta Linardi.

Na mensagem distribuída nas redes sociais, a Sea-Watch anuncia que, desde junho, realizou 47 missões e avistou cerca de 2.600 pessoas em perigo, para as quais foi pedida “ajuda imediata”.

Segundo esta organização, no Mediterrâneo, na costa de Malta, o petroleiro Etienne tem 27 migrantes a bordo há mais de um mês, esperando que um país europeu autorize o desembarque.

Para a Sea-Watch, a situação é “desesperante”, citando o diretor da sociedade que administra o navio, Tommy Thomassen, referindo ainda que, no domingo, três migrantes saltaram para o mar, embora tenham sido resgatados depois pela tripulação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+