Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Líder supremo do Irão diz que caricaturas da Charlie Hebdo são “pecado imperdoável”

08 set, 2020 - 11:45 • Lusa

A revista satírica francesa republicou as caricaturas, no passado dia 2, por ocasião do início do julgamento dos atentados jihadistas de 2015 em França.

A+ / A-

O ayatollah Ali Khamenei disse que a publicação de caricaturas do profeta Maomé na revista satírica francesa Charlie Hebdo é um “pecado imperdoável”.

A Charlie Hebdo republicou as caricaturas no passado dia 2 por ocasião do início do julgamento dos atentados jihadistas de 2015 em França.

“O pecado imperdoável de uma revista francesa ao insultar o santo rosto do profeta revelou uma vez mais o ódio e a hostilidade das instituições políticas e culturais do mundo ocidental contra o islão e a comunidade muçulmana”, afirmou Khamenei numa mensagem na Internet.

Para assinalar o início do julgamento dos cúmplices dos irmãos Kouachi, que mataram 12 pessoas no ataque ao Charlie Hebdo, a revista satírica lançou um número especial, cuja capa tem as caricaturas de Maomé publicadas inicialmente pelo jornal dinamarquês "Jyllands-Posten" em 2005 e também uma caricatura feita por Cabu, morto no atentado de 7 de janeiro de 2015.

Os cartoons eram acompanhados pela pergunta: "Tudo isto por isto?".

O líder supremo considerou ainda “completamente errado e demagógico” o facto de alguns políticos franceses utilizarem “a desculpa da liberdade de expressão para não condenarem este grande crime”.

Segundo Khamenei, “a causa de tais movimentos hostis deve-se às profundas políticas anti-islâmicas dos sionistas e de governos arrogantes”.

As representações do profeta são consideradas uma blasfémia pelo islão.

No passado, o Irão adotou uma postura muito radical contra o que considerou uma ofensa ao islão.

O primeiro líder supremo da República Islâmica, o ayatollah Khomeini, emitiu em 1989 uma ‘fatwa’ ordenando aos muçulmanos para matarem o escritor Salman Rushie, alegando que o seu livro “Os Versículos Satânicos” continha blasfémias contra Maomé.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+