Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Empresas. Só 5% falharam pagamento dos impostos em agosto

08 set, 2020 - 17:31 • Sandra Afonso

São contas dos pagamentos prestacionais, que permitem às empresas liquidar os impostos em três ou seis prestações. O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais destaca a "grande responsabilidade por parte das empresas”.

A+ / A-

Apenas 5% das empresas falharam o pagamento dos impostos em agosto. O dado foi avançado esta terça-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

De acordo com António Mendonça Mendes, cerca de oito milhões ficaram por pagar no mês passado, o que evidencia “uma grande responsabilidade por parte das empresas”.

Estas são as contas dos pagamentos prestacionais, que permitem às empresas liquidar os impostos em três ou seis prestações. A maioria optou pelo prazo mais curto.

Ainda segundo Mendonça Mendes, que foi ouvido, no parlamento, mesmo dispensadas do Pagamento Especial por Conta, a maioria das empresas preferiu entregar os respectivos valores.

O secretário de Estado sublinha ainda o desempenho da Autoridade Tributária, que diz ter respondido ao aumento das questões enviadas nos últimos meses para o e-balcão e à subida de chamadas telefónicas.

Mais de metade das reclamações decididas a favor do contribuinte

Questionado sobre as conclusões do relatório de 2019 sobre a Evasão Fiscal e Aduaneira, António Mendonça Mendes minimiza a tendência para o fisco ser derrotado pelos contribuintes. Mais de 26 mil casos (53%) foram decididos a favor do queixoso, apenas 15% dos processos são favoráveis à maquina fiscal, sem recurso.

O secretário de Estado diz que este resultado reduz a ideia de que a Autoridade Tributária tem sempre razão. António Mendonça Mendes defende ainda que há reclamações graciosas que têm de ser feitas para resolver erros do próprio contribuinte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+