Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Banco de Portugal passa a supervisionar criptomoeda e outros ativos virtuais

08 set, 2020 - 17:01 • Sandra Afonso

Medida está integrada num novo regimento que transpõe diretiva da UE para a legislação portuguesa, com o objetivo de prevenir branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

A+ / A-

O Banco de Portugal (BdP) anunciou esta terça-feira que assumiu a supervisão de ativos virtuais como as criptomoedas.

A medida insere-se num novo regimento que vem aplicar uma diretiva da União Europeia (UE) para a prevenção de branqueamento de capitais e do financiamento de terrorismo e que põe um ponto final ao vazio regulatório que existia até agora.

O organismo liderado por Mário Centeno fica com a responsabilidade de prevenir estes crimes, mas não irá explorar outros domínios, “de natureza prudencial, comportamental ou outra”, adianta o BdP em comunicado.

Ainda de acordo com a nota agora publicada, a instituição irá centralizar o registo das entidades que exerçam "serviços de troca entre ativos virtuais e moedas fiduciárias ou entre um ou mais ativos virtuais", "serviços de transferência de ativos virtuais" e/ou "serviços de guarda ou guarda e administração de ativos virtuais ou de instrumentos que permitam controlar, deter, armazenar ou transferir esses ativos, incluindo chaves criptográficas privadas".

Desde 2018 que tanto o Banco de Portugal como o regulador da bolsa, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), têm vindo a alertar para os riscos das moedas virtuais, com recomendações aos intervenientes no mercado para que evitassem investir nestes ativos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+