Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Hospital da Misericórdia de Lousada reabre após confirmar que surto só afetou UCCI

07 set, 2020 - 20:40 • Joana Azevedo Viana

Após novos testes, foi detetado apenas mais um caso de Covid-19 na Unidade de Cuidados Continuados Integrados, um colaborador que "já se encontrava antecipadamente em isolamento profilático", adianta a instituição.

A+ / A-

Veja também:


A Santa Casa da Misericórdia de Lousada, no distrito do Porto, anunciou esta segunda-feira que vai reabrir "todos os serviços" que estavam suspensos na sequência de um surto detetado na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) na semana passada.

Em comunicado, a Santa Casa de Lousada diz que completou os testes a "todos os colaboradores que exerceram atividade no hospital", revelando que de um total de 231 apenas um se revelou positivo.

"Foi identificado mais um caso positivo de um colaborador da UCCI que já se encontrava antecipadamente em isolamento profilático, comprovando uma vez mais que o vírus ficou restrito apenas a esta Unidade", indica.

O colaborador junta-se aos outros seis profissionais infetados, de um total de 14.

No que toca aos doentes internados naquela unidade, os números não se alteraram, adianta a Misericórdia de Lousada. A 5 de setembro, no dia em que o hospital da Santa Casa suspendeu todos os seus serviços, havia 19 utentes infetados, sendo que 17 foram transferidos para uma nova "ala Covid-19" com capacidade para 20 pessoas.

"Relativamente aos doentes internados na ala Covid-19 recentemente criada, manteve-se o número de doentes infetados, não havendo alterações relevantes ao seu estado clínico", adianta a Misericórdia de Lousada no mesmo comunicado. "Os doentes agudizados continuam no hospital de referência."

Face aos resultados dos testes, a instituição informa que "procecederá à abertura de todos os serviços, com medidas de prevenção reforçadas", após validação da "retoma da atividade clínica por parte da Unidade de Saúde Pública".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+