Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Especialista diz que nas crianças o novo coronavírus não se transmite como a gripe

07 set, 2020 - 21:35 • Lusa

Conclusões de um estudo realizado no Hospital Dona Estefânia dão confiança acrescida para a reabertura das escolas.

A+ / A-

Veja também:


Uma infeciologista pediátrica defendeu esta segunda-feira, com base num estudo realizado no Hospital Dona Estefânia, que nas crianças o novo coronavírus "não se transmite" como a gripe e que tal pode ser "reconfortante" para a decisão de reabertura das escolas.

"Este vírus não se transmite da mesma forma que o vírus da gripe ou outros vírus respiratórios. Portanto, o encerramento das escolas que nos levou ao medo que se iniciasse a infeção a partir da criança para o adulto, que é o que acontece com a gripe, não parece realmente que seja o modelo que acontece com este vírus e isto pode ser reconfortante na decisão da reabertura das escolas", disse Maria João Brito, infeciologista pediátrica do Hospital Dona Estefânia durante uma reunião sobre a evolução da Covid-19 em Portugal, que junta peritos, políticos e parceiros sociais e que decorreu hoje no Porto.

Durante a sua intervenção, com o tema “Covid-19 nas crianças”, a infeciologista pediátrica salientou ainda que todas as crianças e jovens podem contrair a infeção, mas que a mesma se manifesta de "forma diferente nos grupos etários".

"Abrir infantários é uma coisa, abrir secundários é outra e abrir faculdades é outra. Portanto, nas crianças muito pequeninas, realmente, a taxa de transmissão parece menor", sublinhou Maria João Brito, acrescentando que a transmissão será diferente consoante a tipologia da escola.

A especialista, que apresentou um estudo com base nos dados das crianças infetadas com Covid-19 que passaram pelo Hospital Dona Estefânia – Centro Universitário Lisboa Central, 285 no total, salientou que apesar do novo coronavírus ser "pouco frequente em pediatria", pode revelar-se, contudo, "potencialmente grave".

"A mortalidade é muito baixa", salientou Maria João Brito, acrescentando que das 285 crianças, 114 foram internadas e que dessas, 23% eram assintomáticas.

Maria João Brito alertou ainda que a transmissão do SARS-CoV-2 em pediatria permanece "um enigma" e que, aliada às restantes infeções, poderá ser "um problema adicional".

"As outras infeções poderão ser neste inverno e com a abertura das escolas um problema adicional (...) Apesar do estado de emergência ter sido feito no início, 18 de março, 45% das crianças que internamos com SARS-CoV-2 tinham coinfeções", disse, alertando que com a entrada da gripe no próximo inverno "as crianças poderão transmitir a gripe na comunidade".

"Embora não seja uma surpresa o impacto deste distanciamento social entre as crianças é impressionante, o número de coinfeções diminuiu bastante, mas à medida em que as escolas abrirem e isto dependendo das taxas de infeção por Covid-19, as infeções de outros vírus respiratórios e do SARS-CoV-2 poderá aumentar nas crianças", concluiu, lembrando da necessidade de se manterem as medidas de segurança e higiene.

O encontro junta o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, líderes partidários, patronais e sindicais.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 889.498 mortos e infetou mais de 27,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.843 pessoas das 60.507 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+