Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Volta a França

Testes à Covid-19 marcam primeiro dia de descanso do Tour

07 set, 2020 - 13:31 • Redação com Lusa

Se dois ciclistas da mesma formação testarem positivo, a equipa será excluída da Volta a França.

A+ / A-

A 107.ª edição da Volta a França em bicicleta vive, esta segunda-feira, o primeiro dia de descanso após nove etapas, marcado pela realização de testes à Covid-19, doença que obrigou ao adiamento da prova para setembro. A habitual folga será ocupada com testes à Covid-19, cujos resultados ditarão a continuidade dos atuais 166 ciclistas no pelotão no Tour.

Segundo a organização, vão ser realizados um total de cerca de 650 testes, sendo que alguns já foram realizados após a etapa de domingo.

A pandemia obrigou ao adiamento da prova de julho para setembro e impôs um apertado protocolo sanitário, que prevê testes aos ciclistas e aos restantes membros das equipas, bem como o distanciamento do público e de toda a "caravana".

Manter o distanciamento social durante as etapas nem sempre tem sido fácil, pois muitos espetadores não usam máscara e não têm respeitado a distância de dois metros em relação aos ciclistas exigida pela organização.

Até ao momento, há dois Casos de covid-19 no Tour, ambos no seio da equipa belga Lotto Soudal, mas não são ciclistas. Ambos foram enviados para casa, assim como outros dois elementos que partilhavam quarto com eles.

Dois testes positivos em corredores dá exclusão da equipa

O protocolo sanitário do Tour é particularmente severo para as equipas, já que dois casos de infeção por Covid-19 no espaço de sete dias entre os seus elementos, incluindo corredores e "staff", significam a exclusão imediata de uma formação da prova.

A prova, que termina em 20 de setembro em Paris, está a decorrer sob vigilância apertada, sem público no início das etapas, com proibição de estacionamento para espetadores nas passagens de montanha e utilização obrigatória de máscara para quem for para a estrada ver passar o pelotão.

Os corredores das 22 equipas também terão de usar máscara nos locais de partida e chegada das etapas, onde não é permitido qualquer contacto entre público e ciclistas.

A prova, que volta a ter um dia de paragem na próxima segunda-feira, é liderada pelo esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), que no domingo roubou a amarela ao britânico Adam Yates (Mitchelton-Scott). Roglic está na frente, com vantagem de 21 segundos para Egan Bernal (INEOS), vencedor da edição do ano passado, que ocupa o segundo posto.

Guillaume Martin (Cofidis) é terceiro, a 28 segundos do esloveno da Jumbo.

O único português em prova é Nelson Oliveira (Movistar), na 66.ª posição, a mais de uma hora do líder da classificação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+