Tempo
|
A+ / A-

Reino Unido. Rússia tem de responder a "perguntas muito sérias" sobre Navalny

06 set, 2020 - 09:41 • Inês Braga Sampaio

O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab, não acusa o governo da Rússia de envenenamento ao líder da oposição, mas espera ouvir explicações de Vladimir Putin.

A+ / A-

A Rússia tem de explicar como é que Alexei Navalny, líder da oposição, foi envenenado com o agente nervoso Novichok, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Dominic Raab, este domingo.

Em declarações à Sky News, Dominic Raab disse que é "muito difícil" dizer se Moscovo está envolvida no alegado envenenamento de Navalny, que está em coma, internado num hospital de Berlim.

"O que é claro agora mesmo é que o governo russo tem de responder a um conjunto de perguntas muito sérias", declarou.

Tenha o incidente sido uma jogada estatal ou não, o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros sublinhou que a Rússia tinha obrigação de se assegurar que armas químicas não são usadas no seu território.

Alemanha tem provas, Trump ainda não as viu


Na quarta-feira, o governo da Alemanha disse ter "provas inequívocas" de que Alexei Navalny, líder da oposição ao governo da Rússia, foi envenenado com uma substância neurotóxica "do tipo 'novichok'".

Questionado sobre o caso, no sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump salientou que ainda não tinha visto provas de envenenamento, apesar de classificar o caso como "trágico e terrível".

A Alemanha, a União Europeia e a NATO exigiram, nos últimos dias, à Rússia uma investigação completa e transparente do caso.

A Alemanha informou os seus aliados na NATO das conclusões apuradas, até então, dos exames realizados a Navalny. O opositor russo encontra-se hospitalizado desde 22 de agosto, em coma, num hospital de Berlim, para onde foi transferido da Sibéria, onde esteve internado dois dias após perder a consciência durante um voo para Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+