Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"El Chapo" apela contra condenação a prisão perpétua nos EUA

05 set, 2020 - 09:11 • Redação com Lusa

Processo pode durar entre dois e cinco anos. Defesa do famoso traficante de droga mexicano apoia-se em irregularidades cometidas pelos jurados, assumidas em público.

A+ / A-

O famoso traficante de droga mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán apelou, na sexta-feira, contra a condenação, no ano passado, a prisão perpétua nos Estados Unidos da América, disseram os seus advogados.

A petição de 245 páginas foi apresentada a um tribunal de recurso de Nova Iorque. O processo "pode durar entre dois e cinco anos", disse à agência France-Presse Mariel Coron Miro, advogada de "El Chapo".

A advogada reforçou que o primeiro julgamento devia ser anulado. O dado que sustenta o argumento é que um dos jurados disse, mais tarde, aos meios de comunicação social que ele e vários dos seus colegas tinham, enquanto estavam sentados, consultado informações sobre o caso na imprensa e nas redes sociais, o que lhes era proibido fazer.

A advogada afirma, também, que o isolamento total a que "El Chapo" tem sido sujeito desde a sua extradição para os Estados Unidos, em janeiro de 2017, impediu-o de preparar devidamente a sua defesa.

Cofundador do cartel de Sinaloa, "El Chapo" foi considerado, na altura, o traficante de droga mais poderoso do mundo. Foi condenado em julho de 2019 a prisão perpétua, por transportar pelo menos 1.200 toneladas de cocaína para os EUA ao longo de um quarto de século.

"El Chapo" está detido numa prisão de alta segurança no Colorado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+