Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UGT escreve a António Costa a defender diretiva para salário mínimo na Europa

04 set, 2020 - 20:44 • Lusa

A carta foi enviada ao primeiro-ministro no âmbito da ação da Confederação Europeia de Sindicatos (CES) para a criação de uma Diretiva Quadro que garanta a negociação coletiva e um salário mínimo na Europa.

A+ / A-

O secretário-geral da UGT escreveu ao primeiro-ministro, António Costa, a defender a criação de uma diretiva que assegure a contratação coletiva e o salário mínimo na Europa, divulgou esta sexta-feira a central sindical.

A carta foi enviada a António Costa no âmbito da ação da Confederação Europeia de Sindicatos (CES) para a criação de uma Diretiva Quadro que garanta a negociação coletiva e um salário mínimo na Europa.

“Escrevo-lhe para sublinhar a importância de a União Europeia respeitar os seus compromissos e produzir uma Diretiva Quadro que, para além de garantir um salário mínimo na Europa, garanta que todos os Estados Membros promovem e protegem a Negociação Coletiva como forma de assegurar salários justos e condições de trabalho dignas”, defendeu o líder da UGT, Carlos Silva, na missiva.

O sindicalista referiu ao primeiro-ministro que a UGT partilha a posição da Confederação Europeia de Sindicatos, considerando que existe base legal para uma Diretiva Quadro como a que defendem, no âmbito da legislação europeia relativa à melhoria das condições de trabalho.

Carlos Silva lembrou a António Costa que a crise de 2010 provou “a importância dos salários como fator de estímulo para a economia”.

“É pertinente relembrar que o salário mínimo, além da sua função social, pode ajudar a combater as divergências económicas na Europa, e promover a coesão social funcionando como uma espiral positiva, tão necessária, num tempo de incertezas em que os cidadãos exigem respostas concretas para um futuro melhor”, salientou o líder da UGT na carta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+