Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Marcelo esperava que houvesse 100 casos ou menos por dia no início de setembro

04 set, 2020 - 22:22 • Lusa

"Há várias declarações de membros do Governo que dizem que há qualquer coisa de preocupante ou que a situação é grave", refere o Presidente, numa altura em que a Europa voltou aos níveis de infeção do pico da pandemia, em maio.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira que tinha a expectativa que Portugal registasse apenas 100 casos de Covid-19, ou menos, por dia, no início de setembro, mas considerou a situação "controlada e estável".

"A minha expectativa, em junho e julho, não o escondo, era que chegássemos agora [no início de setembro] com 100 casos ou menos por dia", referiu, à margem de uma visita à vila de Castro Marim, no âmbito do ciclo de deslocações a todos os concelhos do Algarve.

O chefe de Estado considerou que "a situação está controlada e estável, no bom sentido do termo, em matéria de internamentos e cuidados intensivos", mas que esperava "uma tendência decrescente, tendendo para diminuir progressivamente" no número global de casos.

"Infelizmente, não foi o que aconteceu. Nós estamos, em alguns dias da semana, com altos e baixos: aos fins de semana, [os números] são baixos - entre sábado e segunda -, e durante a semana são muito mais altos", acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa garantiu que não está preocupado e ressalvou que o Governo "é que diz que está preocupado".

"Há várias declarações de membros do Governo que dizem que há qualquer coisa de preocupante ou que a situação é grave. Quando o Governo, com umas semanas de antecedência, admite passar a estado de contingência, não é porque está despreocupado, senão não anunciava o estado de contingência. Mais vale prevenir do que remediar. Só atua assim quem acha que pode haver o risco de, é só isso", sustentou.

O Presidente da República recordou que está marcado para segunda-feira, no Porto, o retorno das reuniões sobre a evolução da Covid-19, com a presença de todos os partidos políticos com assento parlamentar.

"Espero que essa sessão seja útil também para isso, para todos os partidos políticos perceberem por que é que o Governo, com antecipação, preventivamente, disse que tinha a intenção de, daí a umas semanas, vir a recorrer ao estado de contingência. Espero que essa sessão, além de esclarecer os portugueses na parte aberta, esclareça os partidos políticos com assento na Assembleia da República", sublinhou.

Questionado sobre a presença de público nos estádios, uma pretensão reclamada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional nas últimas semanas, o chefe de Estado disse que está em causa "a definição de regras e o acompanhamento da evolução da situação" e que a gestão da pandemia passa por "um equilíbrio entre a defesa da vida e da saúde e o não matar a economia ou a sociedade".

"Isto é um equilíbrio entre dramatizar muito e desdramatizar totalmente. A dramatização total e a desdramatização total. É um equilíbrio. Nesse equilíbrio, entra a definição das regras sanitárias. Quando se define uma regra sanitária, atende-se ao risco que acarreta para a vida e para a saúde, mas também atende-se ao exemplo que se dá e como as pessoas leem isso. Pode a intenção ser muito boa e a leitura ser completamente diferente", assinalou.

Exemplificando com as regras diferentes entre a Feira do Livro, os espetáculos, as escolas e nos estabelecimentos, Marcelo Rebelo de Sousa sustentou que "a afinação é complicada" porque a opinião pública espera "regras iguais para todas as situações".

"Essa ponderação é uma ponderação que tem de ser feita pelos especialistas. Mas depois, e por isso é que ‘bati muito na tecla' do esclarecimento, é preciso explicar para as pessoas perceberem por que é que num caso é um metro, noutro são dois metros e noutro é oito metros. Se não há explicação, uma parte dos portugueses dramatiza e outra parte desdramatiza completamente", concluiu.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 869.718 mortos e infetou mais de 26,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.833 pessoas das 59.457 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    05 set, 2020 Ílhavo 15:53
    Para isso, para além de termos muita sorte, seria necessário que fôssemos realistas, pro-activos, prudentes, cumpridores e exigentes no cumprimento das leis, e não tanto "os melhores" e o "maior milagre do mundo" da boca para fora! As coisas menos pomposas mas realmente importantes são as que requerem inteligência e trabalho, não os sonhos ou os delírios. Pelo andar da carruagem, o TERCEIRO PICO (ou "bossa") promete vir a ser maior que o segundo, tudo na primeira vaga.

Destaques V+