Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Especialista defende testes semanais a profissionais na linha da frente

02 set, 2020 - 09:50 • Joana Gonçalves

Manuel Carmo Gomes, um dos especialistas ouvidos nas reuniões no Infarmed, lamenta que não se tenha salvaguardado a segurança dos idosos institucionalizados em lares.

A+ / A-

Veja também:


Manuel Carmo Gomes, professor de epidemiologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, defende uma “testagem sistematicamente” para todos os profissionais na linha da frente do combate ao novo coronavírus.

“Eu defendo, que em relação à testagem, se devem manter os testes aos contactos dos casos [confirmados de Covid-19] e testar semanalmente, quer tenha sintomas, quer não tenha sintomas, os cuidadores dos lares, profissionais de saúde, pessoas que estão na linha da frente e que pela sua profissão estão mais expostas”, afirma em entrevista à Renascença.

“Eu acho que essas pessoas deviam ser testadas, pelo menos, uma vez por semana”, acrescenta Carmo Gomes.

O especialista alerta, ainda, para a particular importância de testar, neste regime, os trabalhadores dos lares.

“Se houve uma coisa em que eu penso que nós podíamos ter feito melhor, foi precisamente em proteger os idosos que estão institucionalizados nas chamadas estruturas residenciais para idosos”, lembra.

Mais de um terço das mortes em Portugal por Covid-19 dizem respeito a idosos residentes em lares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+