Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Jacob Blake. Trump diz que a culpa dos protestos antirracistas é dos democratas

01 set, 2020 - 22:27 • Lusa

A cidade de Kenosha, que o Presidente norte-americano visitou, tem sido palco de protestos e confrontos desde que Jacob Blake, um homem negro, foi alvejado nas costas com sete tiros por um agente. Na semana passada, e na sequência dos confrontos, um jovem apoiante de Trump matou dois homens a tiro.

A+ / A-
Trump vai a Kenosha em visita polémica e culpa democratas pela violência dos confrontos
Trump vai a Kenosha em visita polémica e culpa democratas pela violência dos confrontos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump deslocou-se hoje à cidade de Kenosha, no Estado de Wisconsin, onde criticou a "destruição" resultante dos confrontos subsequente a protestos antirracistas e responsabilizou os líderes democratas locais pela situação.

A cidade tem sido palco de protestos desde que em 23 de agosto um homem negro, chamado Jacob Blake, foi alvejado nas costas com sete tiros por um agente policial, quando procurava entrar no seu carro, enquanto o procuravam deter.

Na véspera da sua chegada, Trump defendeu um adolescente, que é seu apoiante, acusado de ter alvejado mortalmente dois homens durante uma manifestação em Kenosha, na semana passada, e disse que o seu rival nas eleições presidenciais, o democrata Joe Biden, alinhava com "anarquistas" e "amotinados" nos tumultos.

Pouco depois de ter chegado à cidade, em visita que foi contestada pelos líderes do Estado e da cidade, Trump deslocou-se a locais onde eram visíveis sinais de violência e fogo e acusou os democratas, que lideram o Wisconsin e Kenosha, pela situação.

A coluna automóvel de Trump passou entre apoiantes e contestatários, alguns dos quais com cartazes onde se lia "Black Lives Matter" ("A Vida dos Negros Importa").

Uma massiva presença policial, completada com vários veículos blindados, garantia a segurança do presidente norte-americano, além de terem sido erigidas barricadas ao longo do percurso, para impedir que as pessoas se aproximassem da caravana automóvel durante a sua deslocação.

O governador do Wisconsin, Tony Evers, pediu a Trump para que se mantivesses afastado da cidade, por receio de as tensões locais se agravarem.

"A sua presença preocupa-me, porque pode prejudicar o nosso esforço de estabilização", disse Evers. Em carta dirigida a Trump, o governador escreveu: "Estou preocupado com a sua presença, porque apenas vai adiar o nosso trabalho para superar a divisão e avançarmos em conjunto".

Biden tem responsabilizado Trump pelos protestos violentos, mas este, sob o lema 'lei e ordem', tem proclamado o seu apoio à polícia e dito que é o mais bem posicionado para dar segurança aos EUA.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    01 set, 2020 23:06
    Claro, a culpa é sempre do partido democrata. O presidente é um tal de Trump, o senado é republicano e até o Tribunal Supremo, que deveria ser imparcial como é em países civilizados, é republicano. Mas a culpa é toda dos democratas.

Destaques V+