Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Entre 26 e 31 de agosto

Algarve. GNR deteta 200 infrações por campismo e autocaravanismo ilegais

01 set, 2020 - 18:43

“O campismo e caravanismo selvagem constitui um fator de destruição de habitats, alguns deles protegidos, além de representar uma ocupação ilegal da qual resulta uma degradação dos locais utilizados por deposição descontrolada de resíduos que se espalham pelos locais ocupados indevidamente”, refere a Guarda Nacional Republicana.

A+ / A-

A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou 200 infrações, das quais 164 relacionadas com campismo e autocaravanismo ilegais, no período entre 26 e 31 de agosto, no Parque Natural do Sudoeste Alentejo e Costa Vicentina, foi anunciado esta terça-feira.

No total foram detetadas 200 infrações, 164 resultantes de campismo selvagem e de autocaravanismo e estacionamento ilegal em locais não permitidos e 36 por incumprimento do regulamento de sinalização de trânsito, especificou a GNR em comunicado.

A operação decorreu nos concelhos algarvios de Aljezur e de Vila do Bispo - com especial incidência no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina -, locais habitualmente frequentados por centenas de autocaravanistas ao longo de todo o ano.

Segundo a GNR, a fiscalização realizada com o apoio da Direção Regional da Conservação da Natureza e das Florestas do Algarve e da Polícia Marítima, pretendeu “mitigar atividades de campismo selvagem e caravanismo ilegal”.

“O campismo e caravanismo selvagem é um problema identificado e que constitui um fator de destruição de habitats, alguns deles protegidos, além de representar uma ocupação ilegal da qual resulta uma degradação dos locais utilizados por deposição descontrolada de resíduos que se espalham pelos locais ocupados indevidamente”, lê-se no documento.

Numa outra operação realizada em 21 de agosto naqueles dois concelhos do Algarve, as forças de segurança detetaram 122 infrações, 97 das quais por campismo selvagem, autocaravanismo e estacionamento ilegal e 25 por incumprimento de sinalização rodoviária.

Nos dias 22 e 23 de agosto, numa operação no concelho algarvio de Lagoa, a GNR registou um total de 73 infrações, 54 das quais por campismo selvagem, autocaravanismo e estacionamento ilegal e 19 por incumprimento do regulamento da sinalização de trânsito.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    01 set, 2020 Lisboa 21:04
    Sim, detectaram as infracções. Mas o que é que fizeram de pratico, contra elas? Multas? Apreensão da autocaravana? O quê? Espero que não tenham ido apenas com um raspanete do género " isso não se faz à tia"...

Destaques V+