Tempo
|
A+ / A-

Santa Sé confirma que Dia Mundial das Missões será assinalado a 18 de Outubro

31 ago, 2020 - 12:50 • Ana Lisboa

A Congregação para a Evangelização dos Povos garante que não haverá "alterações de calendário".

A+ / A-

O Dia Mundial das Missões de 2020 vai ser "celebrado de forma universal" no domingo 18 de Outubro garante a Congregação para a Evangelização dos Povos num comunicado publicado pela sala de imprensa da Santa Sé.

O documento refere que não haverá qualquer mudança no calendário e que esta é uma resposta a "alguns pedidos relativos à celebração" deste dia.

A nota justifica ainda a manutenção da data, alegando que "em muitas Dioceses, a preparação desta Jornada está em curso há algum tempo e continua a ser preponderante a animação missionária do povo de Deus. A fé, de facto, pela sua natureza é missionária e a celebração do Dia Mundial das Missões serve para manter viva em todos os fiéis esta dimensão essencial da fé cristã".

Além disso, a Congregação para a Evangelização dos Povos sublinha no comunicado que "confia no sentido de comunhão e corresponsabilidade dos bispos no que se refere à coleta daquela Jornada a favor das Obras Pontifícias Missionárias que trabalham num contexto universal para um apoio equitativo das Igrejas nos territórios de missão".

A celebração deste Dia Mundial das Missões acontece no terceiro domingo de Outubro. Este ano, o Papa Francisco escolheu como tema "Eis-me aqui, envia-me", que é uma passagem do livro bíblico do profeta Isaías (Is 6, 8).

Na sua mensagem divulgada no passado mês de Maio, o Santo Padre evoca as "tribulações e desafio causados pela pandemia da Covid-19" e propõe à Igreja uma atenção especial a estas circunstâncias que interpelam toda a humanidade".

O documento publicado pelo Papa na Solenidade de Pentecostes poder ser lido aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+