Tempo
|
A+ / A-

PCP. DGS está a ser mais "exigente" com Avante! do que com outros eventos

31 ago, 2020 - 10:54 • Redação

Partido diz que vai divulgar ainda hoje o parecer de orientações da Direção-Geral de Saúde.

A+ / A-

O PCP já reagiu às indicações dadas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) para a realização da Festa do Avante. Numa nota enviada à redação afirma que “contém em vários domínios graus de exigência maiores relativamente à Festa do que tem estabelecido para outras iniciativas”.

Neste texto, os comunistas queixam-se de que as normas são mais apertadas “particularmente na capacidade e lotação de recintos e espaços fixados” do que as dadas a eventos anteriores e “contrastam seja com os espetáculos que se estão a realizar no país, seja com as feiras do livro actualmente a decorrer em Lisboa e no Porto”.

Segundo o partido, o parecer considera que “estão preenchidas condições de segurança iguais ou superiores àquelas que se dispõem na frequência das praias, nos numerosos espetáculos e festivais que se realizam pelo país ou simplesmente nas idas a centros comerciais”.

O PCP assegura que a festa está a ser preparada “com a garantia de medidas de prevenção e proteção sanitária que salvaguardam o usufruto em condições de segurança e tranquilidade que preenchem e ultrapassam as que existem em múltiplas atividades”. Mais à frente é revelado que o Plano de Contingência vai ser hoje divulgado esta segunda-feira.

A nota intitulada “Defender a democracia e os direitos dos trabalhadores e do povo Realizar a Festa do Avante! em segurança”, termina com um apelo.

Por considerar que as críticas ao evento são “gigantesca operação reacionária que mais que a festa, visa atacar o PCP e, sobretudo, abrir caminho à limitação do exercício de direitos e liberdades dos trabalhadores e do povo”, o partido liderado por Jerónimo de Sousa apela à mobilização dos comunistas e “de todos aqueles que prezam os valores democráticos” através da presença no evento “em particular no comício de domingo, fazendo dessa presença uma afirmação de liberdade e um ato de resistência e luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo”.

“A Festa do Avante!, um ato responsável organizado com a máxima exigência de proteção que o PCP não descura e promove, é um contributo para afirmar o bem-estar, a saúde e a fruição da vida”, termina o texto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    01 set, 2020 19:27
    Apesar de eu discordar da Festa do Avante nos moldes previstos, o PCP neste caso não está a dizer nenhuma mentira. Note-se que o lobby das touradas já teve o que queria.
  • Petervlg
    01 set, 2020 Trofa 14:06
    isso é mentira, porque não há outros eventos com publico!
  • Jose Luis
    31 ago, 2020 Beja 12:13
    Pandemia não combina com 33.000 pessoas no mesmo sitio. Não é só o local aonde a festa se realiza mas também a zona envolvente, as deslocações que vão ser feitas.... A minha opinião nada tem a ver com partidos ou orientações mas tão somente com a conjunctura em que vivemos

Destaques V+