Tempo
|
A+ / A-

Covid-19 por concelho. Lisboa ultrapassa os cinco mil infetados e há duas novas entradas

31 ago, 2020 - 14:37 • Joana Gonçalves

Apenas 41 municípios permanecem livres de Covid-19, em Portugal. Sintra e Lisboa apresentam aumento superior a uma centena de novos casos. Ribeira Grande e São João da Pesqueira juntam-se à lista da DGS.

A+ / A-

Veja também:


Dados divulgados esta segunda-feira, no boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelam que há 267 concelhos portugueses com, pelo menos, três casos confirmados de Covid-19.

Lisboa (+143), Sintra (+139), Vila Franca de Xira (+99) Amadora (+83) e Azambuja (+74) são os municípios que registam o maior aumento de infeções, desde a última atualização, na passada segunda-feira.

À lista da DGS juntam-se os concelhos de Ribeira Grande (3), na ilha de São Miguel, e São João da Pesqueira (4), no distrito de Viseu.

De acordo com o mesmo boletim, 148 municípios registam, pelo menos, mais um caso confirmado de Covid-19, nos últimos sete dias. Lisboa ultrapassa os cinco mil infetados.

Do total de município, oito registam um decréscimo no número de casos confirmados - Alfândega da Fé, Almeirim, Alpiarça, Beja, Cadaval, Lourinhã, Caldas da Rainha e Pombal.

A DGS optou por suspender a atualização diária da caracterização demográfica dos casos confirmados, que passou a ser alvo de uma revisão semanal, publicada à segunda-feira.

Os dados divulgados, dão conta de apenas 91% do total de casos, registado em Portugal. À Renascença, a Direção Geral da Saúde adianta que "existem sempre acertos nos dados por concelhos, quer por atraso de notificação, quer por relocalização do utente em área de residência".

O diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital Curry Cabral tinha já admitido, também em entrevista à Renascença, atrasos no registo dos dados no SINAVE.


Distribuição geográfica dos casos de Covid-19 em Portugal

Sabendo que a contabilização não será relativa ao total dos casos – nem acompanhará em simultâneo os dados reportados pelas autarquias - a DGS optou por disponibilizar apenas dados do SINAVE, sistema nacional de vigilância epidemiológica

Lisboa continua a ocupar o topo da tabela com um total de 5.087 infetados com o novo coronavírus, seguido de Sintra (4.279), Loures (2.539) e Amadora (2.494).

A região de Lisboa e Vale do Tejo regista 56% do total de novos infetados no país.

Portugal regista, esta segunda-feira, o número mais elevado de casos ativos, desde 23 de maio - 14.229.

Nas últimas 24 horas, foram registadas mais três mortes e 244 casos de Covid-19, indica o boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde (DGS).

O número total de vítimas mortais sobe para 1.822 e o de casos confirmados desde a chegada da pandemia ao país aumenta para 58.012.

Há mais oito pessoas internadas devido à Covid-19, elevando para 349 o número total de internamentos, 41 em cuidados intensivos.

Lisboa volta a ultrapassar o Norte em número de novos casos, o que não acontecia há dois dias.


Covid-19 por região

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+