Tempo
|
A+ / A-

Montenegro escolhe entre pró-Ocidentais e pró-sérvios/russos para o Parlamento

30 ago, 2020 - 08:20 • Lusa

Montenegrinos queixam-se da corrupção endémica e de instituições frágeis e fracas. Presidente lembra que votação é “crucial” para a preservação da independência na pequena nação dos Balcãs.

A+ / A-

O Montenegro realiza eleições legislativas neste domingo, novamente num contexto de bipolarização política, com os principais partidos a definirem-se com orientações pró-Ocidente ou pró-Sérvia/Rússia para cristalizar a identidade nacional, estando em causa a eleição de 81 deputados para o Parlamento.

No meio da pandemia do novo coronavírus – Montenegro registou até hoje cerca de 4.500 casos e quase 90 mortes – as assembleias de voto vão garantir medidas de segurança sanitária excecionais, apesar de o país estar a viver um aumento do número de infetados, embora ainda incipiente se comparado com outros países.

Politicamente, os montenegrinos queixam-se de uma corrupção endémica e de instituições frágeis e fracas, o que tem sido exaustivamente explorado pela imprensa e pelo eleitorado pró-sérvio.

Na quarta-feira, o chefe de Estado montenegrino, Milo Djukanovic, eleito nas presidenciais de 15 de abril de 2018 como candidato apoiado pelos partidos dos Socialistas Democráticos (PSD) e Liberal (PL), bem como por outras pequenas forças partidárias, sublinhou que a votação é “crucial” para a preservação da independência na pequena nação dos Balcãs.

Desta forma, Djukanovic, pró-Ocidente, aludiu às frequentes tentativas sérvias e russas para trazer os nacionalistas e os anti-ocidentais para o poder.

Nas eleições, o partido no poder enfrenta um grupo pró-sérvio e uma outra aliança da oposição que acusou Djukanovic e o Governo de ter disseminado a corrupção durante os 30 anos à frente dos destinos do país.

Sondagens locais sugerem que o PSD vai obter a maioria dos votos, mas não os necessários para governar sozinho.

Djukanovic liderou a independência do país diante da Sérvia, em junho de 2006, bem como levou o Estado a aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em junho de 2017, apesar da forte oposição da Rússia, que considera Montenegro como um tradicional aliado eslavo.

Também na quarta-feira, a polícia montenegrina indicou dispor de informações relacionadas com “certos grupos” que estão a planear “ações de rua” no dia da votação, prologando-as por depois do encerramento das urnas, mas avisou que “qualquer comportamento desviante” terá de “lidar com as consequências”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+