Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Governo alemão considera "inaceitáveis" incidentes em manifestação de Berlim

30 ago, 2020 - 10:03 • Lusa

Durante a noite, centenas de manifestantes forçaram as cercas de segurança e um posto de controlo da polícia nas escadas de acesso ao Reichstag, edifício do Parlamento federal.

A+ / A-

O ministro alemão do Interior considerou “inaceitáveis” os incidentes em Berlim no sábado, durante a manifestação contra as restrições relacionadas com a pandemia de Covid-19, que resultaram em 300 detenções.

Num texto publicado no jornal alemão “Bild”, Horst Seehofer lamentou ver extremistas a tentar forçar o seu caminho para o edifício Reichstag, a sede da Câmara dos Deputados e o centro simbólico da democracia alemã.

Durante a manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia de Covid-19 foi necessária a intervenção da polícia para dispersar os manifestantes, por não estarem a ser respeitadas as regras de segurança.

Durante a noite, várias centenas de manifestantes forçaram as cercas de segurança e um posto de controlo da polícia nas escadas de acesso ao Reichstag.

Estes manifestantes foram impedidos de entrar no edifício pela polícia, que usou 'sprays' para dispersar a multidão e deteve várias pessoas.

No total, segundo a AFP, a polícia diz que a manifestação reuniu 38 mil pessoas, o dobro do esperado inicialmente, tendo cerca de 300 pessoas sido presas em confrontos com a polícia.

O Reichstag, onde os deputados alemães se reúnem em plenário, tem uma forte carga simbólica na Alemanha, tendo sido incendiado em 1933 pelos nazis.

Segundo o ministro alemão, "a pluralidade de opiniões" é uma característica do bom funcionamento de uma sociedade, mas a liberdade de manifestação está a chegar aos seus limites quando as regras públicas não são respeitadas, escreve.

O governo regional de Berlim tinha proibido a manifestação, apontando que em protestos semelhantes realizados nas últimas semanas os manifestantes não respeitaram regras como o uso de máscara ou o distanciamento social, mas os organizadores recorreram à justiça e um tribunal autorizou a manifestação.

O tribunal determinou que o uso de máscara no protesto não é obrigatório, mas que os participantes devem manter uma distância de 1,5 metros entre si.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+