Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tour

Volta a França. Belga Philippe Gilbert é a segunda baixa na Lotto Soudal

30 ago, 2020 - 13:57 • Lusa

O ciclista ficou com uma lesão em resultado de uma queda ocorrida na primeira etapa da prova, disputada debaixo de muita chuva.

A+ / A-

O belga Philippe Gilbert foi obrigado a abandonar a 107.ª edição da Volta a França em bicicleta, devido a uma rotura da rótula esquerda, revelou o corredor da Lotto Soudal neste domingo.

"Diagnosticaram-me uma nova fratura. A boa notícia é que é uma fratura sem deslocamento”, anunciou. “O médico do hospital falou de um período de inatividade de duas a três semanas. Podia ter sido pior", concluiu.

Gilbert, que no ano passado falhou o Tour por opção da sua equipa na altura, a Quickstep, foi uma das muitas vítimas de queda na primeira etapa da prova, disputada no sábado debaixo de muita chuva.

Contudo, conseguiu cortar a meta em Nice, com mais 11 minutos do que o pelotão. Os exames realizados revelaram a fratura na mesma rótula que o obrigou a abandonar o Tour em 2018.

O chefe de fila da equipa Lotto Soudal, que logo no primeiro dia ficou reduzida a seis corredores, também falou sobre a retirada da corrida do seu companheiro alemão John Degenkolb, também ele vítima de uma queda, mas conseguiu igualmente cortar a meta.

"Tenho um grande respeito pelo que fez o John, terminar a etapa depois de uma queda grave, percorrer 65 quilómetros sozinho e chegar dois minutos fora de tempo. Não teve o respeito dos juízes. Com a chuva e todos os acidentes, merecia pelo menos o respeito de ser integrado na classificação, embora depois não pudesse continuar. É inaceitável", lamentou o campeão do mundo de 2012.

A segunda etapa, que se disputa hoje, arranca com o norueguês Alexander Kristoff (UAE Emirates) na liderança, com a caravana a percorrer uma ligação de 186 quilómetros entre Nice Haut Pays e Nice, que inclui duas contagens de montanha de primeira categoria e uma de segunda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+