Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19 na Comporta. 22 infetados em surto que começou em dois restaurantes

27 ago, 2020 - 10:42 • Marta Grosso com Lusa

“Todos os dias temos surpresas”, diz à Renascença a delegada de saúde de Alcácer do Sal. Presidente da Câmara aponta o dedo ao aumento da procura das praias da zona.

A+ / A-

Veja também:


São já 22 os casos de infeção pelo novo coronavírus na zona da Comporta, concelho de Grândola, distrito de Setúbal. Os testes à Covid-19 deram positivo para 18 trabalhadores e quatro familiares.

A delegada de saúde de Alcácer diz que vão ser feitos novos testes ao longo desta quinta-feira.

“Estão previstos 10 testes a familiares e amigos das pessoas positivas e contactos de alto risco”, indica Tamara Prokopenko, acrescentando o rastreio vai ser alargado.

“Todos os dias descobrimos contactos que foram ocultados no primeiro inquérito. Estamos em contacto permanente com as pessoas positivas e contactos de alto risco e todos os dias temos surpresas”, aponta.

Os dois restaurantes que fecharam portas situam-se na freguesia do Carvalhal, concelho de Grândola. Foram encerrados no espaço de uma semana: um no dia 20 e outro na quarta-feira, dia 26.

O surto “foi espoletado por um caso positivo, diagnosticado na última quinta-feira [20 de agosto], entre os funcionários dos estabelecimentos, pertencentes ao mesmo proprietário”, afirma o delegado de saúde de Grândola, referiu Ismael Selemane, à agência Lusa.

As 18 pessoas infetadas residem no concelho vizinho de Alcácer do Sal. A delegada de saúde de Alcácer do Sal especifica que, deste total, 12 são funcionários no primeiro restaurante, dois no segundo e ainda quatro familiares”.

O primeiro restaurante a ser encerrado “tem 20 funcionários" e o segundo "conta com um total de 15 funcionários”, acrescenta Tamara Prokopenko, acrescentando “estamos tentar conter o surto o máximo possível”.

“Aumento exponencial da procura” na origem do surto

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, considera que o surto na Comporta está relacionado com o aumento da procura das praias da zona.

“Este surto tem origem num aumento exponencial de procura que as praias da Comporta, desde Troia até à costa de Santo André [concelho de Santiago do Cacém], têm tido este verão e que teve reflexos nos estabelecimentos, nos restaurantes, na rua e tantas e tantas vezes as pessoas não respeitarem as regras básicas de disciplina”, afirma à agência Lusa.

“De acordo com a autoridade de saúde, é uma situação preocupante”, acrescenta, dando conta de que a autoridade policial já foi alertada. Até “porque há muito poucos efetivos no posto da GNR da Comporta”.

“As pessoas que estão identificadas e assintomáticas são obrigadas ao confinamento e não podem andar na rua. Por isso, compete às autoridades acompanhar o assunto”, sustenta.

O surto envolve pessoas residentes nas localidades de Possanco, Carrasqueira e Comporta, no concelho de Alcácer do Sal.

Além deste, o distrito de Setúbal tem outro surto ativo, um lar (MHAS Centro Geriátrico) onde na quarta-feira morreu um segundo utente por causa da Covid-19.

Há 76 casos ativos na instituição, 54 dos quais utentes e 22 são funcionários, segundo a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Confinamento compuls
    27 ago, 2020 ivo 16:52
    Um polícia a cada esquina é impensável. Agora uma Legislação, que em vez de se limitar a identificar quem viola leis ou no máximo a aplicar uma multa que se paga sem problemas, recambiasse as pessoas para confinamento compulsivo vigiado por pulseira eletrónica além da multa e de terem de pagar a pulseira, isso já era outra conversa. Para "convencer" certas pessoas, ou pancada da rija ou irem-lhes aos bolsos. Como se houvesse pancada da rija, BE e não só vinham logo falar em Estado policial e atropelo de direitos ... Resta o quê?

Destaques V+