Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Procuradoria-geral revela identidade do polícia que baleou Jacob Blake pelas costas

27 ago, 2020 - 11:01 • Sofia Freitas Moreira com Redação

Os disparos aconteceram ao fim da tarde de domingo, quando a afro-americano tentou entrar no carro, onde estavam os três filhos. Dentro da viatur foi encontrada uma arma branca.

A+ / A-

Foi divulgada a identidade do polícia que baleou sete vezes Jacob Blake pelas costas, na cidade de Kenosha, nos Estados Unidos, no último domingo.

O Departamento de Justiça de Wisconsin revelou que o agente envolvido no incidente que deixou o afro-americano paralisado da cintura para baixo é Rusten Sheskey.

Este agente, que já foi membro da unidade de policiamento em bicicleta, é um veterano desta força policial e conta com sete anos de serviço.

De acordo com a Procuradoria-Geral do Wisconsin, também foi encontrada uma faca no interior da viatura de Jacob Blake, de 29 anos.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação federal ao caso e enviou mais de 200 agentes do FBI e US Marshals para Kenosha.

Jacob Blake, de 29 anos, está hospitalizado, desde domingo, em estado grave.

Segundo a agência Reuters, a polícia de Kenosha foi chamada devido a “incidente doméstico” no domingo à tarde. Ao que tudo indica, Blake estaria a tentar separar pessoas envolvidas na discussão quando foi abordado pelos agentes que, no início, terão tentado usar um taser.

Um vídeo gravado por testemunhas, mostra a vítima - aparentemente desarmada - a dirigir-se para o interior de uma carrinha, ignorando o pedido repetido dos agentes para que parasse, quando um polícia branco o puxa pela camisola de alças e dispara sete tiros seguidos.

“Vai ser preciso um milagre para que volte a andar”, disse um dos advogados da família aos jornalistas.

Blake sofreu múltiplos ferimentos no corpo: no braço, rim, fígado e coluna vertebral.

Em declarações à imprensa, o pai da vítima descreveu o tiroteio como “uma tentativa de assassinato sem sentido”. “Dispararam sete vezes sobre o meu filho…sete vezes como se não tivesse importância, mas o meu filho é importante”, afirmou emocionado.

O advogado da família revelou que os três filhos de Blake (com três, cinco e oito anos) se encontravam dentro do carro, no momento dos disparos.

Os agentes policiais envolvidos no incidente foram colocados em licença administrativa, enquanto decorrem as investigações ao caso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    27 ago, 2020 Funchal 13:01
    Polícia energúmeno.

Destaques V+