Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA/China

Guerra comercial. 170 empresas de calçado escrevem a Donald Trump

22 mai, 2019 - 09:23 • Lusa

Em causa está a tarifa de 25% aos produtos chineses.

A+ / A-

A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China continua a motivar protestos. Agora, representantes de quase 170 empresas de calçado norte-americanas, entre elas a Nike e a Adidas, escreveram a Donald Trump.

Numa carta aberta, dizem que a ameaça do Presidente, de alargar a tarifa de 25% sobre quase todos os produtos importados da China, seria uma medida catastrófica para a economia norte-americana.

As empresas de calçado falam num custo adicional de sete mil milhões de dólares por ano para os consumidores.

Pedem a Donald Trump que não deixe o setor ser afetado pelo possível aumento das tarifas, até porque dizem que está fora de questão recorrer a outros parceiros comerciais, visto que são necessários anos de planeamento para que se possam selecionar novos fornecedores.

Os governos das duas maiores economias do mundo impuseram já taxas alfandegárias sobre centenas de milhares de milhões de dólares das exportações de cada um.

Em causa está a política de Pequim para o setor tecnológico, que visa transformar as firmas estatais do país em importantes atores globais em setores de alto valor agregado, como inteligência artificial, energia renovável, robótica e carros elétricos.

Os EUA consideraram que aquele plano, impulsionado pelo Estado chinês, viola os compromissos da China em abrir o seu mercado, nomeadamente ao forçar empresas estrangeiras a transferirem tecnologia e ao atribuir subsídios às empresas domésticas, enquanto as protege da competição externa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alguém
    28 set, 2020 Algures 13:37
    Adidas nao é americana...
  • JMC
    22 mai, 2019 USA 15:58
    E por ironia, foram essas mesmas corporações (e não só) que apoiaram Trump na sua candidatura inicial (e , em grande parte, ainda o apoiam no atual contexto político para o ano 2020). Trata-se de uma só coisa: Fazer dinheiro e engordar as carteiras de Trump, as dos seus familiares, e as carteiras das corporações multinacionais. A isto chama-se "hipocrisia." Em última analise, só precisa de um canalha oligárquico para conhecer o outro. A isto chama-se hipocrisia em plena.

Destaques V+