Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso Navalny. Polícia russa avança com “inquérito preliminar”

27 ago, 2020 - 11:33 • Lusa

O principal opositor do Presidente Putin está internado desde 20 de agosto em coma.

A+ / A-

A polícia russa lançou um “inquérito preliminar” ao caso do opositor Alexei Navalny, provável vítima de envenenamento segundo os seus médicos alemães. Contudo, esta hipótese é descartada por Moscovo.

Os investigadores russos lançaram “investigações preliminares ligadas à hospitalização de Alexei Navalny a 20 de agosto em Omsk”, indicou num comunicado a delegação siberiana do Ministério do Interior russo, adiantando terem sido inspecionados os locais por onde passou o opositor e apreendidos “mais de 100 objetos que podem valer como prova”.

“O quarto de hotel onde estava a viver” em Tomsk, cidade onde terá sido envenenado segundo os que lhe são próximos, também foi inspecionado e “os dados das câmaras de videovigilância analisados”, adianta o comunicado.

Os médicos alemães que tratam Navalny indicaram que ele foi envenenado por “uma substância do grupo dos inibidores de colinestérase”, sem conseguirem precisar qual. Mas o Kremlin considera tais conclusões “precipitadas”.

Principal opositor do Presidente russo Vladimir Putin, conhecido pelas investigações anticorrupção a membros da elite russa, Navalny, 44 anos, está internado desde 20 de agosto em coma, primeiro num hospital de Omsk, na Sibéria, e desde sábado num hospital de Berlim.

O político sentiu-se mal durante um voo e a família e colaboradores suspeitam que foi vítima de envenenamento intencional, o que foi em parte validado pelos médicos alemães que o estão a tratar quando, na segunda-feira, afirmaram ter detetado "indícios de envenenamento" nos exames que lhe foram realizados.

Alexei Navalny encontra-se em estado grave, embora a sua vida não esteja em risco.

União Europeia, NATO, Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido pediram uma investigação ao alegado envenenamento do opositor russo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+