Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Decisão do TAD reconhece "quem cumpre as regras", diz Associação do Algarve

27 ago, 2020 - 18:15 • Rui Viegas

Reinaldo Teixeira, presidente da Associação de Futebol do Algarve (AFA), fica satisfeito por voltar a ter Portimonense e Farense na Primeira Liga, juntos, 32 anos depois. Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) não deu provimento à providência cautelar do Vitória de Setúbal.

A+ / A-

Reinaldo Teixeira, presidente da Associação de Futebol do Algarve (AFA), fica muito satisfeito com a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), que deu seguimento à deliberação da Liga Portugal e confirmou, assim, a presença do Portimonense no campeonato maior. O que leva à despromoção do Vitória de Setúbal para o terceiro escalão.

Em declarações a Bola Branca, o dirigente algarvio diz tratar-se de um "reconhecimento para quem cumpre as regras e obrigações" que o nosso futebol exige.

"Para nós, enquanto AFA, é uma alegria ver duas equipas no escalão máximo do futebol nacional. Não desejamos mal a ninguém, mas o futebol tem as suas regras e obrigações e quem as cumpre tem de ter o seu reconhecimento e recompensa. É preciso reconhecer o trabalho que a Portimonense SAD tem feito. Para nós, enquanto AFA, ter de volta o Farense, juntamente com o Portimonense, é gratificante. Esperamos que venham para ficar, no caso do Farense, e que o Portimonense continue", adianta.

32 anos depois, algarvios de Faro e Portimão encontram-se no campeonato maior

A última vez que Farense e Portimonense estiveram juntos na divisão principal foi há 32 anos, na época de 1988/1989. Reinaldo Teixeira compreende que o Vitória de Setúbal possa recorrer da decisão do TAD, mas confia que a formação do 'barlavento' vai mesmo competir na Primeira Liga de 2020/21.

"Se os clubes entenderem recorrer, estão no seu direito. Mas, neste caso, teremos o sorteio esta sexta-feira e tudo indica que o Portimonense é para ficar", acredita.

Olhanense vê subida negada

No Campeonato de Portugal, a decisão do TAD em manter as subidas aos campeonatos profissionais de Arouca e Vizela não agradou ao Olhanense, clube que também está integrado na Associação de Futebol do Algarve e é parte interessada numa deleiberação contrária.

Também em Bola Branca, o presidente da associação algarvia admite que esperava outro tipo de decisão do TAD, mas cabe ao clube da Cidade da Restauração decidir se avança com mais alguma diligência ou não.

"Cabe ao clube ponderar se deve ter outro tipo de atitude. Pensavamos que ia haver outro tipo de decisão, mas as coisas são como são. Como AFA, respeitamos a decisão do TAD e vamos aguardar se o clube quer dar outro tipo de continuidade", termina Reinaldo Teixeira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+