Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nuclear: Inspetores internacionais autorizados a visitar dois locais no Irão

26 ago, 2020 - 16:26 • Redação com Reuters

Teerão e Agência Internacional de Energia Atómica chegaram a um entendimento.

A+ / A-

O Irão anuncia que chegou a acordo com a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) para a realização de inspeções em duas instalações que terão recebido materiais e atividades nucleares.

Depois de um mês de impasse, as autoridades iranianas autorizaram os peritos da AIEA a visitarem os complexos de Karaj e Isfahan.

O anúncio foi feito numa declaração conjunta do Irão e da Agência Internacional de Energia Atómica, durante uma rara visita a Teerão do diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi.

Os serviços secretos norte-americanos e a AIEA acreditam que o Irão tinha um programa secreto para desenvolver armas nucleares, que interrompeu em 2003. Teerão negou sempre qualquer intenção de desenvolver armamento atómico.

“O Irão está voluntariamente a dar acesso a dois locais especificados pela AIEA. A agência não tem mais questões sobre o Irão nem mais pedidos para ceder a outras instalações”, refere a declaração conjunta.

As datas para as visitas dos inspetores da AIEA já foram acertadas, bem como os parâmetros de verificação das atividades nesses locais.

Na semana passada, os Estados Unidos defenderam no Conselho de Segurança da ONU o regresso das sanções contra o Irão, que foram levantadas após o acordo nuclear de 2015.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, retirou os EUA do acordo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+