Tempo
|
A+ / A-

Kim Jong-un voltou a aparecer para pedir à Coreia do Norte que se prepare para o coronavírus

26 ago, 2020 - 12:42 • Redação

O aviso foi feito numa festa do partido comunista, numa altura em que se especulava, mais uma vez, sobre a saúde do líder.

A+ / A-

O líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un, alertou o país para os perigos da pandemia da Covid-19 e para o tufão Typhoon Bavi. O aviso foi feito, esta terça-feira, numa festa do partido, após terem existido especulações sobre o estado de saúde do líder norte-coreano.

A notícia foi dada pela BBC, cintando os medias norte-coreanos. Kim Jong-un destacou que existem “alguns atalhos” por parte do estado para conter “este vírus maligno”.

Num momento em que o número de casos mundiais ultrapassa os 23 milhões, a Coreia do Norte ainda não confirmou nenhum caso do novo coronavírus.

A Coreia do Norte fechou as fronteiras em janeiro, para prevenir a propagação da Covid-19. Apesar de já ter existido um caso suspeito, foi, entretanto, desmentido pelos media norte-coreanos. Desde aí que, regularmente, existiam avisos de que não há casos no país. Há semanas que esses alertas não passam.

Na semana passada, Kim Jung-un admitiu que o seu plano económico de 2020 tinha falhado, encontrando-se agora a preparar um novo.

Cerca de 10 milhões de pessoas não têm acesso a comida na Norte Coreia, segundo as Nações Unidas, estando dependentes das colheitas. Para além do tufão Typhon Bavi estar prestes a atingir o país, o centro meteorológico da BBC prevê tempestades com precipitações de 200 a 300 mm.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.